Empresas macaenses recebem certificado de capacitação

13/12/2005 16:41:01 - Jornalista: Catarina Brust

Na segunda-feira (12), no Auditório da Petrobras-UN-BC, foi realizada a cerimônia de certificação das empresas participantes do Projeto Capacitação de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás de Macaé, promovido pelo Sebrae. O empreendimento teve o apoio da prefeitura de Macaé, Rede Petro-BC, Prominp e Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip).

O objetivo foi inserir, de forma competitiva e sustentável, micro e pequenas empresas do município na cadeia produtiva de petróleo e gás. O secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, representou o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, na entrega dos certificados. “O projeto tem ênfase na gestão de negócios voltados para o resultado, trazendo o empreendedor para a maturidade exigida por um mercado como o de petróleo e gás”, explicou Gurgel.

Segundo o secretário, o programa de capacitação faz parte do Arranjo Produtivo Local (APL) onde Sebrae, Petrobras, sociedade organizada e governo municipal, se unem para o fortalecimento da cadeia produtiva tendo como principal objetivo o fortalecimento e a perenidade da indústria do município e da região. Ao todo, oito empresas participaram do projeto, e sete receberam os certificados.

- A Semic, orientada pelo programa de governo do prefeito Riverton Mussi, pretende ampliar as ações de capacitação empresarial mantendo as parcerias atuais e investir em novos projetos que possam estender a filosofia de APL-petróleo e gás a outros segmentos econômicos dentro do município de Macaé, com ações voltadas à indústria de alimentos e de uniformes profissionais, entre outros – disse o secretário.

O gerente geral da Petrobras-UN-BC, Carlos Eugênio da Resurreição, ressaltou que o trabalho de capacitação tem a finalidade de fortalecer e incrementar a competitividade das empresas para se firmarem no mercado. “A parceria da Petrobras com a prefeitura de Macaé é fundamental, pois é aqui que a empresa está instalada, e este relacionamento vai além do município, influenciando toda a região”, disse o gerente geral.

Gilberto Soares, representando o Sebrae, destacou que todas as sete empresas que participaram do projeto poderiam chegar ao prêmio Top Empresarial. Já Alfredo Renault, da Onip, lembrou que as empresas que participaram do projeto de capacitação estarão, automaticamente, recebendo o certificado de cadastro na Onip.