logo

Empresas norueguesas mostram interesse em se instalar em Macaé

17/10/2011 14:59:23 - Jornalista: Andréa Pessanha

Foto: Divulgação

Empresários conhecem potencial econômico da cidade e pontos estratégicos para implantação de novos empreendimentos

Com a finalidade de ‘sentir o clima de negócios de Macaé’, um grupo de empresários que fazem parte de um consórcio entre indústrias norueguesas no ramo de perfuração se reuniu na última sexta-feira (14) com representantes da Prefeitura. O consórcio foi representado pelas empresas Bestra Solution of Future e Nobatech, acompanhados por um consultor da Inventure Management Consultoria. O encontro foi realizado na Subsecretaria de Indústria e Comércio, seguido de uma visita aos pontos do setor offshore da cidade.

O subsecretário responsável pela pasta, Edmilson Gonçalves, disse aos empresários que o município já está há um ano em fase de projeto de um novo porto, com a expectativa de ficar pronto em 2015, no bairro São José do Barreto, a 12 quilômetros do centro, área dos condomínios industriais.

- De acordo com a atividade da empresa, podemos enquadrar com a taxa de imposto do município, que varia entre 2% a 3,75%, através das vantagens que a mesma pode trazer para a cidade, como a geração de empregos, ressalta o subsecretário.
O presidente de vendas e do conselho de administração da Bestra Solution for Future, Nils V. Stray, justificou o objetivo da visita ao Brasil, em específico Macaé.

- Viemos entender a dinâmica dos negócios e potenciais do município, uma vez que já possuímos experiência no mercado na prestação de serviços de manutenção para empresas brasileiras, explicou Nils.

O subsecretário Edmilson disse ao grupo do grande interesse que o município possui em questão da fabricação no segmento industrial, já que 95% das empresas que atuam na cidade são de prestação de serviços e que é muito positivo que empresas especializadas em tecnologia se instale em Macaé.

- Vamos apoiar as empresas em tudo que for possível, acompanhando-os às secretarias de Meio Ambiente, Postura e de Fazenda, para que tudo ocorra da melhor forma possível. A porta de entrada é aqui mesmo na subsecretaria de Indústria e Comércio, pois o meu papel é de abrir a cidade e o Estado para as empresas interessadas em investir em Macaé, declarou.

O responsável pelo desenvolvimento de estratégias e negócios da Inventure Management, Morten Kompen, também quis saber sobre a demanda de técnicos neste mercado atualmente em Macaé, os cursos de formação superior e técnicos oferecidos pelo município, além da média salarial para os cargos que estão disponíveis pelas empresas, para saber melhor sobre a realidade do mercado de trabalho da cidade.

Ao final da reunião, todos saíram em direção à Cabiúnas, na região norte de Macaé; o Pólo Offshore, na área central; e por último, Bela Vista, na área sul da cidade, para que os empresários noruegueses pudessem conhecer de perto os terrenos disponíveis para a compra das futuras instalações da Nobatech, em Macaé.

Mais informações sobre a Bestra – Solution for future - www.bestra.no


Fotos Relacionadas