Em vez de pagar todo o imposto de renda ao governo federal, o contribuinte tem a opção de destinar uma parte do valor para entidades beneficentes. Para empresas, 1% do que é devido pode ser direcionado para projetos sociais voltados para os jovens. Em Macaé, neste caso, o dinheiro é revertido para o Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDDCA), ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Para informar detalhes referentes às doações, o Fundo divulgará a campanha #solidariedadefiscal, que já está em curso, durante participação na IX Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos, que acontece no Clube Cidade do Sol, na Praia Campista, de 14 à 16 de junho, das 14h às 21h, com entrada franca. O evento tem apoio da Prefeitura de Macaé e reunirá, pelo nono ano consecutivo, empresas inseridas no contexto de responsabilidade social.
- O nosso principal objetivo para a Feira é levar entendimento às empresas de que elas podem participar ativamente de projetos voltados para a criança e o adolescente, permitindo que esses jovens estejam inseridos dentro de um contexto de responsabilidade social no município de Macaé, sem pagar nada a mais por isso. Trabalhamos com a doação direta ao Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), opção que permite direcionar 1% do montante devido -, explicou o gestor do FMDDCA, Rodrigo Pontes.
Fundo desenvolve diversos projetos sociais
Junto à Associação Macaense de Deficientes Auditivos (Amada) é realizado o projeto "Fazendo o bem". Já com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) a iniciativa desenvolvida é "Senta que lá vem história". A "Semana da Criança", por sua vez, engloba atividades na Amada, Apae e em Centros de Referência do Adolescente (Cras), além de várias crianças da comunidade em geral beneficiadas pelas programações desenvolvidas na Praça Veríssimo de Melo e na Praia de Cavaleiros.
Também há o "Natal Solidário", junto a várias instituições, e o projeto de reforma da panificadora para capacitação de jovens sob medidas socioeducativas. As empresas participantes da campanha #solidariedadefiscal vão receber um certificado com o selo de "Empresa Parceira da Criança e do Adolescente". Quem quiser doar a qualquer momento pode fazer um depósito identificado na conta 31.970-1, agência 6128, banco Itaú. O Fundo emite um recibo para abatimento na declaração do imposto de renda.
Quem quiser obter outras informações sobre os projetos pode visitar a sede do FMDDCA, que fica na Estrada do Caminho s/n, bairro Ajuda, mesmo local onde funciona o Centro de Convivência do Idoso (CCI). Contatos também podem ser feitos pelo telefone (DDD 22) 2796-1547 ou através do e-mail fmddca@macae.rj.gov.br.
Feira quer disseminar boas práticas sustentáveis
A Feira de Responsabilidade Social tem site próprio: www.feirarsebaciadecampos.com. Na página eletrônica, a iniciativa é descrita como tendo o objetivo de "disseminar conceitos e boas práticas sustentáveis, com temas que envolvem gestão pública, iniciativa privada e terceiro setor, colaborando para mudanças de paradigmas, com atitudes mais éticas, e formação de uma massa crítica mais consciente e preocupada com as futuras gerações e o destino da vida no planeta".
O evento faz parte da agenda política, cultural e de mobilização social da região e conta com a adesão de representantes da sociedade civil, apoio das políticas públicas através das prefeituras da região, do empresariado e também de universidades públicas e privadas. O evento, considerado inovador na região e no país, conquistou projeção. A cada ano participam personalidades de referência nacional e internacional para discutir variados temas.