O objetivo é destacar a oportunidade de discutir questões relacionadas aos direitos e à igualdade racial
A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, segue com as ações de diálogos neste mês de dezembro. Na sexta-feira (13), às 14h, no Centro Cultural Rinha das Artes, no Centro de Macaé, será realizado o Encontro Aquilombamento. O objetivo é destacar a oportunidade de discutir questões relacionadas aos direitos e à igualdade racial com a finalidade de promover o fortalecimento do movimento negro na região.
A expectativa é receber na programação representantes do governo, integrantes de grupos de movimentos negros e da comunidade em geral. Na pauta, serão abordados temas como políticas públicas, direitos da população negra, cultura afro-brasileira, além de estratégias para combater o racismo.
“No dia 13 de dezembro, Macaé será palco do encontro Aquilombamento, promovido pela Secretaria de Igualdade Racial. Este evento representa uma oportunidade valiosa para tratar de questões essenciais relacionadas à igualdade racial e fortalecer o movimento negro na região”, pontuou o Secretário de Igualdade Racial, Dorniê Matias.
Já a a coordenadora Geral de Ações Afirmativas da pasta, Yaisa Santos, pontuou que uma variedade de temas relevantes serão enfatizados, incluindo políticas públicas voltadas para a população negra, direitos civis, cultura afro-brasileira e estratégias eficazes para combater o racismo. “A reunião contará com representantes do governo, ativistas, acadêmicos e membros da comunidade, criando um espaço de diálogo e troca de experiências”, pontuou.
Além de promover a conscientização sobre o combate às desigualdades raciais existentes, a programação também visa fomentar ações que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “O encontro é um passo importante para mobilizar a comunidade em torno da luta pela igualdade racial e pela valorização da cultura afro-brasileira. Todos estão convidados a participar e contribuir com suas vozes e experiências nesta discussão fundamental. Juntos, podemos construir um futuro mais inclusivo para todos”, ressaltou Dorniê Matias.
Disque Racismo - Vale lembrar que, recentemente, na Rinha das Artes, o canal do Disque Racismo, que atende em Macaé pelo número (22) 99244-7709, foi ampliado através de parcerias.
Uma das novidades anunciadas é a criação no Sistema Municipal de Ouvidorias da setorial da Igualdade Racial e a parceria com a 2ª Vara Criminal de Macaé. O apoio da Ouvidoria Geral da Prefeitura de Macaé vai proporcionar à Seppir a utilização do sistema informatizado da Ouvidoria e agilizará o tratamento das manifestações relativas ao racismo no âmbito do município. Com isso, a intenção é ampliar a visibilidade, permitindo maior rastreabilidade dos casos em curso.