logo

Encontro de Cidades Digitais: Macaé vai analisar a implantação de casos de sucesso

23/10/2009 16:44:08 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

A participação da comitiva macaense foi um convite do governo do estado de Veracruz

Presente no 10º Encontro Iberoamericano de Cidades Digitais, que está sendo realizado no México, a prefeitura de Macaé vai analisar os melhores casos de sucesso apresentados no evento para possível implantação no município. Por telefone, o prefeito Riverton Mussi informou que os programas apresentados no encontro poderão servir de base para novas inovações na área de tecnologia da informação do município.

- Estamos em contato com representantes de cidades do México, Argentina, Peru e Chile, todas com excelentes projetos na área de inclusão digital, como a democratização do acesso à informática e redes gratuitas de internet. Participando deste encontro, podemos assegurar que Macaé está no caminho certo na inclusão digital, disse Riverton.

O evento está sendo realizado na Cidade do México. A participação da comitiva macaense foi um convite do governo do estado de Veracruz. O secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, lembrou que o encontro também está sendo importante pela troca de informações entre os municípios.

- Dentro da inclusão digital, temos o Programa Macaé Inteligente, que envolve a fábrica da cidadania e a lan house pública e na educação, disponibilizamos cursos de informática gratuitos, além de sermos um dos poucos municípios que tem uma secretaria de Ciência e Tecnologia, observou.

O encontro é organizado pela Associação Iberoamericana de Centros de Investigação e empresas de telecomunicações com sede em Madri, capital da Espanha, e tem como membros cerca de 50 empresas da área de tecnologia da informação que atuam em mais de 20 países da América Latina e Espanha.

- O encontro reúne autoridades governamentais, representantes de organismos internacionais, representantes do setor privado e da sociedade civil e tem o intuito de conhecer, refletir, analisar e debater sobre a evolução e os novos rumos da aplicação da tecnologia da informação na administração de um município – frisou o gerente do Programa Cidade Digital, Juvêncio Papes, que também integra a comitiva.

O encontro tem como tema “O município como fator chave de desenvolvimento socioeconômico: a oportunidade do uso das tecnologias da informação e comunicação”. O evento conta com a presença de representantes do México, Canadá, Espanha, Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Colômbia, Costa Rica, Paraguai, além de representantes do Banco Mundial e Organização dos Estados Americanos (OEA) e das empresas Microsoft, Telefônica Brasil, Intel Telmex, Motorola, Dell, Siemens e outras.