A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação, iniciou nesta sexta-feira (18), às 16h, no auditório da Cidade Universitária o Encontro Municipal de Educação Física Escolar. O evento, que tem como publico alvo profissionais de Educação Física do município, contou com a presença do secretário de Educação, Guto Garcia, que aproveitou a oportunidade para apresentar a nova estrutura da pasta, e as metas para o ano.
De acordo com o secretário, encontros como esse são incentivados. “A troca de experiências entre profissionais é extremamente valiosa em qualquer área, e em especial na educação. Promover estes espaços de troca é trabalhar pela garantia da qualidade do ensino público”, ressaltou.
Durante o evento, Guto apresentou os principais projetos que vêm sendo desenvolvidos pela Educação, entre eles a revisão do Plano de Cargos e Salários dos professores, que deverá representar aumento real dos vencimentos; o Plano de Metas, que prevê bonificações mediante resultados; eleição direta para diretores de todas as escolas em agosto deste ano; reforma das escolas municipais, entre outros.
A subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa, organizadora do evento, ressaltou que muitos outros encontros deverão ser realizados durante o ano. “Nosso objetivo é continuar oferecendo cursos e espaços de troca não apenas para professores, mas a todos os profissionais que trabalham diretamente com nossos alunos em sala de aula, porque entendemos a importância dessa formação para o desenvolvimento da educação no nosso município”.
Os professores aprovaram a oportunidade. Foi o caso do professor Isaias Rodrigues Rocha, que atua no Ciep Municipalizado Professor Darcy Ribeiro. “Estou achando o encontro muito interessante. As apresentações estão dando para entender o que está sendo realizado na rede, e as palestras nos dão ferramentas para podermos melhorar o trabalho na escola”.
No primeiro dia do encontro foram realizadas as palestras “Transpsicomotricidade – transformação de conceitos em idéias” com o professor de Educação Física e pós graduando em Psicomotricidade, Glaucio Corrêa, que apresentou o conceito de transpsicomotricidade, e idéias de como aplicar em aula.
Já a coordenadora técnica de atletismo do projeto social Suderj/Rio for 2016, técnica de atletismo da Associação Desportiva Santa Mônica Centro Educacional Rio, Técnica Campeã Sulamérica Estudantil Montivídeo, Eneida Freire, apresentou a proposta de trabalho em aula com o Mini Atletismo, que possibilita, entre outras vantagens, a descoberta de talentos esportivos. Ela mostrou como é possível improvisar material para as aulas com objetos do dia-a-dia.
Também presentes ao evento o vereador Danilo Funk e, representando a subsecretária de Educação Infantil, Eliane Salgado.