A Prefeitura de Macaé preparou para abertura desse ano letivo uma recepção especial aos servidores da Educação. Os educadores participarão do Encontro Municipal de Profissionais da Educação, que acontece na segunda-feira (4), em dois turnos às 9h e às 14h, na Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola, na Barra de Macaé. Na oportunidade uma coletânea de depoimentos de importantes pensadores da educação, gravados exclusivamente para eles, será apresentada. A proposta é integrar os profissionais da rede municipal e ampliar a percepção de vida e da importância do exercício da profissão.
O encontro faz parte da proposta do governo municipal, que prioriza o aprimoramento, troca de experiências e de novos conhecimentos em prol da gestão democrática do ensino. A intenção é permitir que os educadores repensem a prática na sala de aula e conheçam ainda mais as metas para a Educação nesses 180 primeiros dias de governo.
A formação profissional dos educadores também será foco deste início de ano letivo. Diversas oficinas serão oferecidas do dia 5 a 7 de fevereiro, nas escolas municipais Leonel de Moura Brizola, na Barra de Macaé, Almir Francisco Lapa, no Parque Aeroporto e Professora Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro. As oficinas vão atender a professores, gestores, auxiliares, técnicos e profissionais de apoio, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Para as oficinas foram escolhidas abordagens como Letramento, Relaxamento, Fonoaudiologia, Avaliação, Produção de Texto, Letramento e Raciocínio Lógico. Na oportunidade, haverá também apresentação de vídeos e leituras compartilhadas, além de momentos de relaxamento. Para enriquecer ainda mais a programação, também, serão destacados temas como Artes, Inclusão, Novas Tecnologias, Cinema, Cultura Brasileira, Literatura Infantil, Diversidade e Legislação Cultural- Afro.
Entre os preparativos para este ano letivo, em âmbito pedagógico, estão ainda o mapeamento de programas e projetos desenvolvidos por iniciativa das unidades de ensino, para que sejam potencializados e associados ao planejamento de ações da Educação e das secretarias afins. A ideia é implantar uma cultura de integração entre todas as unidades de ensino, a fim de obter resultados mais eficazes e benefícios para toda a comunidade escolar e sociedade.