Definir quais serão as estratégias adotadas pelas escolas municipais para alcançar as metas propostas pela Secretaria de Educação neste ano. Esse foi o principal assunto discutido durante o primeiro dia do Encontro Municipal dos Profissionais de Educação, que está sendo realizado no auditório da Cidade Universitária, e será encerrado nesta quinta-feira (3) com a apresentação da nova estrutura da Secretaria de Educação.
Entre as principais metas apresentadas estão a alfabetização de toda criança matriculada na rede, até os oito anos de idade e todo aluno com aprendizagem adequada à sua série.
- Entendemos que os professores, por estarem diariamente com o aluno, são os principais atores nesse processo, e, por isso, precisamos também ouvir o que eles tem a dizer, disse o secretário de Educação, Guto Garcia.
Para aperfeiçoar os trabalhos, durante o encontro os profissionais foram divididos em três grupos, de acordo com as séries nas quais lecionam.
- Achei muito interessante essa estratégia. Não é uma reunião geral como foi realizada nos outros anos. Está focado para que cada profissional possa receber as orientações e debater de acordo com as séries, comentou o professor Liomar Ouverney.
No início da manhã, os professores do primeiro e segundo anos tiveram uma palestra da Orientadora Pedagógica Sonerline Miguel da Silva, que teve como objetivo informar os presentes das estratégias que estão sendo realizadas para as metas sejam atingidas. “Precisamos fazer uma reflexão do processo de alfabetização levando em consideração o nível de retenção, nível social, entre outros”.
Ela explicou que este deverá ser o primeiro de vários encontros que terão como objetivo fazer o acompanhamento do trabalho dos professores, para ajudá-los nas dificuldades que possam surgir.
Durante o dia também foram realizadas reuniões com professores do terceiro ao quinto anos, das salas multifuncionais, do PROINFO e das salas de leitura; e, com professores do sexto ao nono anos.
Nesta quinta-feira (3) o encontro prossegue com a presença do prefeito Riverton Mussi; do secretário de Educação, Guto Garcia; do juiz da Vara da Infância e Adolescência, Felipe Teixeira, da promotora, Mariana Luiza de Vasconcelos Zampieri e da educadora Miriam Reid, que vai apresentar o projeto de combate à evasão escolar.