Encontro de Empresas Juniores conecta jovens até domingo

24/09/2022 13:13:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Cerca de 500 empresários juniores trocam experiências na Cidade Universitária

Com o objetivo de conectar e inspirar jovens estudantes, além de fomentar a cultura do empreendedorismo, o 18º Encontro Fluminense de Empresas Juniores (EFEJ) 2022, iniciado nesta sexta-feira (23), na Cidade Universitária, prossegue com sua programação, neste sábado (24). São cerca de 500 empresários juniores de todo o estado, que participam, até domingo (25), do maior do evento entre as EJs da rede fluminense.

A programação reúne 75 empresas juniores e, neste segundo dia, foi aberta com a magna #parasermos e apresentação dos cases da Meta Consultoria - EJ Inovadora e Legado Consultoria - Futuro da rede; Cefet-RJ. Já as paralelas, serão marcadas pelos seguintes temas: “Sucesso do cliente”; “Vendendo de forma inteligente”; “O segredo das soluções inovadoras”; “Diversidade e inclusão no dia a dia da Empresa Júnior” e “ Inovação com foco em pessoas”.

O clima é de troca de informações, experiências com parceiros, iniciativas inovadoras, tendências do mercado, apresentação de cases de sucesso, além de imersões de cultura e conexão. A presidente executiva da Rio Junior Federação, Júlia Helena Vasconcelos, destacou que a proposta é fomentar novas lideranças, potencializar conhecimentos e, também, promover conexões de impacto entre as EJs de todo o estado do Rio de Janeiro.

O coordenador geral de eventos da Fluxo Consultoria, Hugo Mueller, afirmou que a Empresa Junior da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) representa 15 cursos de Engenharia e, atualmente, é destaque nacional com suas soluções. “Temos diversos projetos como, por exemplo, desde um modelador de cachos para quem está em transição capilar, a uma paleta com adaptador de braço para tocar violão, destinada a deficientes físicos”, disse Hugo, acrescentando que sabe a importância de trocar conhecimentos e alimentar parcerias.


A secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, afirmou que a Prefeitura de Macaé ofereceu toda a estrutura para o evento, com a ideia de apoiar e fomentar as empresas juniores. “Esses encontros fazem toda a diferença na vida profissional e pessoal desses estudantes. Além disso, estamos contribuindo com o seu papel social, ajudando a desenvolver o diálogo e o acesso ao mercado como um todo, com a aquisição de experiências”, frisou Flaviá.

Atualmente, Macaé conta com nove Empresas Juniores ligadas às instituições de ensino superior da cidade e estão incluídas no Mapa Acadêmico de Macaé: Case Empresa Junior (FeMASS), Catena Consultoria (UFRJ), Destra Jr Assessoria Jurídica (UFF), RootLocus Automação Jr (IFF), Merx Assessoria Junior (UFF), Farmac Jr (UFRJ), Auge Consultoria Júnior (Salesiana), Ecolagos Educação Ambiental Júnior (UENF/CEDERJ) e o Escritório Modelo de Inovação em Engenharia (Estácio de Sá).

No domingo (25), a magna terá como pauta #somos. Também no último dia do encontro será elaborado um relatório com informações gerais sobre o evento.

As Empresas Juniores são associações sem fins lucrativos e com finalidade educacional, formada exclusivamente por alunos do ensino superior ou técnico. O 18º Encontro Fluminense de Empresas Juniores é organizado pela Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro (RioJunior).


Fotos Relacionadas