Encontro define novas diretrizes para trânsito e transporte de Macaé

11/02/2011 16:06:27 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Conhecer as complexidades que envolvem as dinâmicas do trânsito e transporte de Macaé. Este foi o objetivo de um encontro promovido pela Secretaria de Mobilidade Urbana com a imprensa local. Na oportunidade, foi anunciado o planejamento para os próximos dois anos - que inclui foco no deslocamento seguro de pessoas, aumento da presença de agentes de trânsito nos bairros e a continuidade de parcerias em projetos como VLT e o viaduto no Trevo dos 17, no acesso ao município pela BR-101.

O secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, ressaltou a importância do papel social da imprensa na difusão de assuntos que impactam diariamente a vida das pessoas.

- Ao longo desses dois anos a frente da Mobilidade Urbana tivemos grandes conquistas em prol de melhorias no transporte público, aumentamos frota, revisamos linhas, criamos a Central da Gratuidade, o trabalho neste sentido continuará e o trânsito também será contemplado com ações significativas, afirmou Jorjão.

Entre as ações está a intervenção na Rodovia Amaral Peixoto, cujo volume de veículos está sendo contabilizado por sensores cuja instalação teve início esta semana. Uma parceria com a Autopista Fluminense pretende trazer mais segurança no acesso a Macaé, pela BR-101, com a construção de um viaduto. O VLT, projeto de ampliação do transporte iniciado em 2009, segue em andamento com cerca de 7 milhões já pagos ao fabricante das máquinas, de acordo com informações de Jorjão Siqueira.

A nova estrutura da secretaria passa a contar com os nomes de Moisés Moreira que volta a assumir a subsecretaria de Transportes e de Bruno Rezende, capitão da Polícia Militar que assume o posto de subsecretário de Transporte.

- Vamos dar continuidade ao trabalho, intensificando nossa fiscalização e buscando maneiras menos burocráticas que permitam um melhor atendimento à população, informou Moisés, citando a criação de um sistema online para cadastro das empresas que passam pela vistoria anual de veículos.

Bruno Rezende, falou da atuação dos agentes em eventos importantes para o município como os jogos no Moacyrzão, e revelou que os bairros passarão a contar com fiscalização itinerante para um alcance melhor da mobilidade fora dos grandes centros.

- É nosso compromisso fazer com que a população se sinta bem assistida em suas necessidades diárias de deslocamento seja para trabalho, saúde, educação e lazer, conclui.