Foto: Flávio Sardou
Propor estratégias para o fortalecimento da Política de Prevenção sobre Drogas na Escola é objetivo do evento
O Encontro Intermunicipal “Interlocução da Escola-Família-Comunidade”, aberto na manhã desta quinta-feira (31), no auditório do Paço Municipal, tem objetivo de discutir e propor estratégias para o fortalecimento da Política de Prevenção sobre Drogas na Escola. A ação, promovida pela Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas (Cepod), por meio da Gerência do Núcleo de Inserção na Educação, contou com palestra da psicóloga e mestre em psicologia Marta Azevedo Klumb de Oliveira e com apresentação cultural, debates, grupos de discussões, entre outras atividades. O encerramento do evento será às 17h.
De acordo com o coordenador Extraordinário de Políticas sobre Drogas, Gleison Guimarães, o encontro é importante para levar o assunto para professores, pais e todos os envolvidos na temática. “Nossa intenção é apresentar o assunto de forma simples, envolvendo todos os profissionais nesse processo e chamar a responsabilidade para cada um. Todos somos responsáveis e devemos trabalhar na prevenção, pontuou.
A gerente do Núcleo de Inserção na Educação da Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas, Adriana Feliciano, destacou que o encontro tem também caráter de discutir propostas que serão apresentadas no final do evento e encaminhadas à coordenadoria para futuras ações de prevenção ao uso de drogas.
- No trabalho desenvolvido pela nossa equipe, constatamos que prevenção e orientação sobre o assunto devem também atingir o entorno das escolas. O trabalho é cotidiano e realizamos nas redes pública e particular de ensino. Com o objetivo de preparar os profissionais na área de educação, o Cepod promove, desde agosto, cursos de capacitação com a temática 'drogas'. Ao final do curso, todos os participantes apresentarão um projeto que será permanente, contínuo e aplicado na escola - explicou.
Ela acrescentou que paralelo a esse trabalho, a equipe realiza ações no Estratégia Saúde da Escola (PSE), mapeando as escolas que aderiram ao programa, aplicando, dessa forma, o fortalecimento de cada território envolvido.
O Encontro Intermunicipal “Interlocução da Escola-Família-Comunidade” contou com as presenças do vice-prefeito Danilo Funke; do juiz Raphael Badin; da promotora de Justiça, Regiane Cristina Dias Pino; do representante da Universidade Federal Fluminense (UFF), Matheus Thomaz e de representantes dos municípios de Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Campos dos Goytacazes e Conceição de Macabu.
Mais informações sobre as atividades da Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas podem ser adquiridas pelo telefone 22 2759-0832.