Encontro marca Dia do Nutricionista em Macaé

31/08/2022 13:42:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Divulgação

Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição realiza evento com profissionais da categoria

Com importante atuação na promoção da saúde, por auxiliar a população na melhoria da qualidade de vida, por meio de uma alimentação saudável, o nutricionista tem atuação em diferentes frentes como hospitais, restaurantes e escolas. Nesta quarta-feira (31), quando é comemorado o Dia do Nutricionista, a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), da Secretaria de Saúde de Macaé, promoveu um encontro com a categoria.

 A coordenadora da Catan, Verônica Martins, ressalta que o nutricionista tem um papel importante, seja na gestação, infância, adolescência ou terceira idade.


- Considerando o papel da alimentação como fator de proteção, ou de risco, para ocorrência de grande parte das doenças, o nutricionista é um profissional importante na implementação de ações de promoção, tratamento e reabilitação da saúde. Assim, a agenda de nutrição é de grande importância nas ações de controle e prevenção das carências nutricionais e da promoção da alimentação saudável nos serviços de saúde -, pontuou Verônica.

Ela ainda parabenizou os profissionais que têm na sua função garantir a saúde integral da população. "A alimentação equilibrada, voltada para alimentos saudáveis e alimentos minimamente processados, são um dos principais fatores determinantes da saúde", reforçou.

Dia do Nutricionista - A escolha da data se deu à criação da Associação Brasileira dos Nutricionistas (ABN), que ocorreu em 1949. Posteriormente, a ABN foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionista e, depois, pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).