logo

Encontro planeja o beneficiamento de pescado para merenda escolar

15/05/2015 18:24:00 - Jornalista: Assessoria da Secretaria de Desenvolvimento Econôm

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Subsecretaria de Pesca e Secretaria de Educação se reuniram nessa quinta feira (14), com o objetivo de encontrar o melhor caminho para o fornecimento de pescado para a merenda escolar do município. Estavam presentes na reunião o subsecretário de Indústria e Comércio, Clóvis Lima; a subsecretária de Pesca, Rizete Ribeiro; a gerente de Qualidade do Mercado de Peixes, Mariana Previtali; o secretário de Educação, Guto Garcia; as coordenadoras técnica e administrativa da Nutrição escolar da Secretaria de Educação, Georgia Allen e Cláudia Lemos; técnicos da Fundação Instituto da Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj); e membros da associação de pescadores.

Para atender as necessidades das escolas municipais e as normas estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), uma das soluções apresentadas foi inserir pescados beneficiados na forma de hambúrguer, nuggets e kibe - de forma a se tornarem atraentes ao consumo infantil.

Para Guto Garcia, a merenda escolar pode ser oferecida, em parte, pelo município. “Incentivar a agricultura familiar é uma prática que já existe e pode ser ampliada. O peixe é um dos melhores alimentos, ajuda a memória, sendo favorável aos estudos e ao trabalho”, acrescentou.

Outra iniciativa que surgiu durante a reunião foi a realização de cursos de Boas Práticas de Manipulação e Beneficiamento Artesanal de Pescados, a ser realizado durante as duas últimas semanas de julho, no período de férias escolares, envolvendo as merendeiras da rede municipal. O curso será oferecido por técnicos da Fiperj.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Vandré Guimarães, essa é mais uma possibilidade de diversificar a economia. “Estamos estabelecendo mais uma estratégia de fomento da cadeia produtiva no município, e aumentando a auto estima do nosso pescador, tão importante para o município”, afirmou.