Foto: Moisés Bruno
Secretários, coordenadores e prefeitos receberam, durante o evento, um caderno de recomendações
O Encontro Regional da Defesa Civil foi realizado na tarde desta quarta-feira (24), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. O objetivo foi traçar estratégias de atuação, além de trocar experiências entre os municípios. Participaram do evento representantes da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Búzios, Araruama, Iguaba Grande, Silva Jardim, Rio Bonito, Saquarema, Rio das Ostras, Cabo Frio, Casimiro de Abreu e Macaé.
O secretário de Defesa Civil de Macaé, Joseferson de Jesus, explica que o evento traz a possibilidade de o município ficar alinhado com as ações utilizadas com o sistema estadual de Defesa Civil, além da troca de experiências entre os municípios participantes no encontro.
"Buscamos sempre o melhor atendimento ao cidadão com uma gestão integrada entre o município e o estado", pontuou, acrescentando outros assuntos abordados no evento como prevenção de acidentes, diminuição de desastres e como restabelecer a normalidade nesses casos, sempre de acordo com as normas da Defesa Civil Estadual.
O subsecretário de Estado da Defesa Civil, coronel Márcio Romano, destacou a importância do evento, principalmente para nivelar os conhecimentos, as ferramentas aplicadas e as tecnologias usadas por cada município.
“É uma oportunidade de compartilhar todos esses conhecimentos. Cada coordenador, secretário e prefeito que estiver presente no evento, receberá um caderno de recomendações para gestores públicos. A publicação orienta como o município deve preparar, coordenar e constituir seu sistema de Defesa Civil”, explicou.
Ele acrescentou ainda que o caderno é um norte para que cada Defesa Civil possa atuar em determinada situação. "Essas informações foram feitas com várias mãos e baseadas em muitos dados e pesquisas", ressaltou.
O coronel enfatizou ainda que o objetivo é buscar uma maior integração e união entre as Defesas Civil do Estado e interior do Rio de Janeiro, sempre com o intuito de fazer um órgão melhor.
Entre as atribuições de um agente da Defesa Civil estão: atuar em ações de prevenção a riscos, preparação para emergências, respostas aos desastres e recuperação da normalidade social em decorrência de desastres.
Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número: 199.