logo

Encontro regional em Macaé fortalece integração turística da Costa do Sol

11/11/2025 15:20:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Rui Porto Filho

O secretário de Turismo de Macaé, Leo Anderson, ressaltou que a diversidade natural da cidade, entre a serra e o mar,

De frente para o mar, na Praia dos Cavaleiros, Macaé realizou, nesta terça-feira (11), o terceiro Encontro Regional de Secretários de Turismo da Costa do Sol, reunindo representantes dos 13 municípios no Restaurante do Durval, das 9h às 13h, para debater estratégias de integração e fortalecimento do turismo regional. Durante o encontro, foi aprovada a logomarca promocional da Costa do Sol, definido o calendário turístico e estruturado o consórcio de desenvolvimento turístico, entre outras iniciativas.

Organizado pela Secretaria de Turismo de Macaé, o evento reforçou a consolidação da região turística Costa do Sol, que engloba Macaé, Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Quissamã e Carapebus. O encontro foi fechado para os representantes dos municípios. O prefeito Welberth Rezende deu as boas-vindas ao lado dos secretários de Turismo, Leo Anderson, e de Governo, Juninho Luna.

Rezende destacou o potencial da região e os investimentos em infraestrutura e segurança que elevam Macaé a um patamar diferenciado em qualidade de vida. “Levamos muito a sério o turismo ainda mais com todo o potencial que a nossa região tem e oferece a todos. A Costa do Sol é gigante, com cenários diversificados para os turistas. Investimos cada vez mais para trazer os visitantes, fazer com que voltem e esse número só aumenta todo ano. Principalmente, com a antecipação do verão e os investimentos para o Natal. Macaé vive do óleo e gás, mas o turismo de eventos e lazer tem atraído mais e mais visitantes e fortalece a economia do município. Nossa rede hoteleira é a segunda do estado atrás somente da capital. A Costa do Sol tem sido um dos destinos mais procurados a cada ano e isto é muito gratificante”, afirmou.

O secretário de Turismo de Macaé, Leo Anderson, ressaltou que a diversidade natural da cidade, entre a serra e o mar, atrai diferentes perfis de visitantes e projeta crescimento contínuo. “Este encontro reforça a necessidade de planejar o turismo de forma integrada, transformando a Costa do Sol em um destino competitivo no cenário nacional e internacional. A ideia é que cada município mantenha sua identidade, mas atue em sinergia para ampliar a visibilidade e a atratividade da região”, disse.

Para o secretário de Governo, Juninho Luna, as novas parcerias com os demais municípios tornarão a Costa do Sol ainda mais forte e contagiante. "Cada município da região tem a sua beleza natural e muito a oferecer aos turistas de todas as partes protagonizando cenários deslumbrantes", enfatizou.

No encontro anterior foi criado um grupo técnico para mobilizar ações e parcerias. O secretário executivo do grupo, Marco Simas, apresentou os principais pontos da pauta no encontro em Macaé: integração regional, promoção conjunta, infraestrutura e mobilidade, turismo sustentável e capacitação profissional. Ele lembrou que o primeiro encontro foi realizado em Cabo Frio e o segundo em Maricá, ambos neste ano. Para José Alexandre Almeida da Silva, secretário de Turismo de Maricá, o grupo executivo tem papel fundamental ao acompanhar a execução das propostas e articular novas parcerias com o setor privado e instituições públicas, garantindo que o turismo regional avance de forma estruturada e colaborativa.


Fotos Relacionadas