O Solar dos Mellos recebe nesta quinta-feira (9), às 19h30, o projeto ''Enem- aí pra você - Os últimos Cantos de Gonçalves Dias''. A esquete teatral fala sobre a vida e obra de Gonçalves e tem o intuito de tornar a literatura mais atraente para os jovens.
O projeto é do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio, através do edital Retomada Cultural 2.
''Além da importância do projeto, é também uma forma de aproximar e abrir as portas do Museu para a juventude. Queremos despertar nesses jovens a vontade de ler e de conhecer um pouco mais sobre a nossa história'', disse diretora do Museu, Patrícia Barboza.
A obra ''Os últimos Cantos de Gonçalves Dias'' foi escolhida pela relevância diante do período comemorado. A obra marca o início da Literatura genuinamente brasileira, que foi o período do Romantismo, especificamente, a Primeira Geração Romântica, conhecida como a Geração Ufanista. Apresentar a literatura nacional por meio de peças de teatro abrange, também, a narrativa, o contexto histórico e o movimento literário que pertence.
Com uma linguagem clara, lúdica e didática, a apresentação abordará não só o enredo dos livros, mas também a biografia do autor, as características e o contexto histórico das obras.
O projeto “Enem aí para você - Literatura em cena” é uma iniciativa sociocultural que acontece desde 2017 de forma autônoma e que leva até as escolas a encenação de obras literárias consagradas com o objetivo de democratizar o acesso e desmistificar os grandes clássicos da literatura brasileira para jovens do ensino médio, muitos deles, se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), motivo que deu o nome ao projeto.
Ficha Técnica:
Direção Artístico e de Produção: Aldebaran Bastos
Produtor Executivo: Marcelo Fonseca
Produtor: Mardoni de Muro
Elenco: Aldebaran Bastos, Rodrigo Sabará, Janaína Mendes
Operador de som e luz: Mardoni de Muros
Assistente de Produção: Thaís Queiroz e Maria Luiza Lelis
Designer Gráfico: Fabrício Bittencourt
Figurino: Acervo Gaia e Rosana Maria Sena
Agradecimento: Patrícia Barboza, Solar Dos Mellos, através da Secretaria de Cultura de Macaé, Fafima, Fábio Guma e FAFIMA.