Enem: Macaé se prepara para o segundo dia de provas

24/01/2021 10:16:00 - Jornalista: Catarina Brust / Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin / Arquivo Secom

Equipes da prefeitura estarão, mais uma vez, organizando o trânsito

Os candidatos que participarão neste domingo (24) do segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem estar atentos: a abertura dos portões, nos locais de provas, será às 11h30. Em Macaé, um total de 17 instituições de ensino serão polos de aplicação do Enem, incluindo cinco escolas municipais. A Coordenadoria de Trânsito da Mobilidade Urbana informa que as ações serão retomadas a partir das 11h, nos mesmos moldes do último domingo (17).

Para garantir a fluidez do trânsito, agentes de trânsito atuarão nos seguintes locais: Bairro da Glória, Cancela Preta, Rodoviária, Centro e Parque Aeroporto. Duas bases fixas da mobilidade estarão na Cidade Universitária e IFF. Apesar de domingo ser um dia de trânsito tranquilo, os agentes de trânsito estarão trabalhando nestes pontos para garantir que não haja retenções principalmente em locais de maior movimento por conta da prova do Enem. A operação segue até o final da tarde.

Serão colocados 10 carros extras para atender os estudantes que farão a avaliação, nos principais pontos da cidade. O reforço terá início às 8h e enquanto durar a demanda.

As provas serão aplicadas nas escolas municipais Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), Samuel Brust (Barra), Claúdio Moacyr de Azevedo (Aeroporto), Zelita Rocha (Aeroporto), Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol) e no Ciep Municipalizado Maringá (Campo do Oeste).

Além dessas escolas, o Enem também será realizado nos seguintes locais: Universidade Estácio de Sá; Unigranrio, Escola Estadual Primeiro de Maio, Escola Estadual Luiz Reid, Colégio Estadual Matias Neto, Castelo, Colégio Estadual Télio Barreto, Ciep Carlos Emir, Colégio Estadual Rachel Reid, Colégio Engenheiro Álvaro Bastos, e Escola Estadual Visconde de Araújo.
Normas de segurança
De acordo com a Fundação Cesgranrio, que trata da coordenação local do Enem em Macaé, no primeiro dia do Enem foi registrada a ausência de 50% dos candidatos. Vale lembrar que os candidatos não podem esquecer a máscara de proteção e documentos originais e oficiais com foto.

Durante a aplicação do exame, candidatos e fiscais devem seguir as medidas de biossegurança de prevenção à Covid-19, higienização com álcool em gel e distanciamento, cadeiras com espaçamento nas salas e atendimento diferenciado no ensalamento para atender pessoas consideradas de grupos de risco (idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias ou que afetam a imunidade).