logo

Enfermeiros participam de Workshop Prático de Ostomia

04/12/2024 16:41:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

A capacitação aconteceu nesta quarta-feira (04)

A Coordenação Geral de Enfermagem da Prefeitura de Macaé, em parceria com o Polo de Estomias e o Núcleo de Educação Permanente em Saúde e em parceria com a Coloplast, realizou nesta quarta-feira (04), o Workshop Prático de Estomias. O evento teve como objetivo capacitar enfermeiros para o trato adequado com o paciente ostomizado.

Segundo a coordenadora Geral de Enfermagem, Renata Fernandes Viana, o curso foi direcionado para toda equipe de enfermagem que atua na Atenção Básica, Média e Alta Complexidade. "Os workshops, oficinas e treinamentos são muito importantes para levar mais conhecimento e informação para os profissionais, pois os enfermeiros são fundamentais no cuidado com o paciente. Eles lidam diretamente com esses usuários e dentro do seu local de trabalho podem atuar como multiplicadores desses desconhecimentos, visando a melhoria da qualidade da assistência do paciente", disse.

A enfermeira e gerente do Polo de Ostomia, Lívia Gerhard, ressaltou que a ação além da técnica é reforçada a questão do acolhimento do paciente com ostomia. "Falamos sobre os cuidados com a troca da bolsa de ostomia, pois o paciente acorda da cirurgia e já precisa desse cuidado da enfermagem, explicando o que é bolsa de ostomia, quais os cuidados com o equipamento e a pele, prevenindo assim agravos. O paciente bem informado consegue ter uma vida normal com o uso adequado do material", disse.

O município conta com um Polo de Ostomia, onde o paciente é encaminhado para receber toda orientação com consulta de enfermagem e acolhimento social onde são repassadas informações sobre seus direitos sociais e previdenciários. No local eles recebem mensalmente os dispositivos. A ostomia é um procedimento cirúrgico realizado quando é preciso construir um novo trajeto para eliminar a urina e as fezes. As estomias podem ser temporárias ou definitivas, e neste caso o paciente é incluído como deficiente físico, permitindo às pessoas ostomizadas todos os benefícios que possuem as pessoas com deficiência no Brasil.

O Polo de Ostomia funciona à Rua Visconde de Quissamã, 674, Centro da cidade, no mesmo endereço da Casa do Curativo.


Fotos Relacionadas