Foto: Bruno Campos
Gestão tem sido pautada na estratégia e humanização
Ao longo do ano de 2023, a Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos enfrentou diversos desafios, mantendo seu compromisso com os cerca de 16 mil servidores municipais da Prefeitura de Macaé. A gestão, pautada na estratégia e humanização, buscou não apenas administrar, mas verdadeiramente cuidar do bem-estar dos servidores.
Entre os feitos deste ano, o secretário de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino, destaca com orgulho o programa Acolher, que conquistou o 1° lugar no Prêmio Servidores Inovadores. Este programa, concebido para apoiar familiares em caso de falecimento de servidores, vai além de um simples serviço, é uma expressão genuína de preocupação e compaixão.
"Receber esse reconhecimento do trabalho que desenvolvemos na Secretaria, junto aos familiares dos servidores falecidos, foi muito importante para todos nós. Acolher de verdade foi nosso maior incentivador para inovação como um todo. Foi uma sensação de ‘acolhimento e reconhecimento’ pelo trabalho conjunto nesse momento tão delicado de perda dos nossos servidores”, afirmou Aristófanis.
A cartilha, parte integrante do programa, apresenta de maneira clara e acessível os direitos e serviços disponíveis, além dos trâmites necessários, desde o registro de óbito até a comunicação à Prefeitura. E, como resultado do compromisso com a modernização, em breve, essa ferramenta será disponibilizada também em meio digital, facilitando ainda mais o acesso.
Outra iniciativa crucial foi o "Café com RH", proporcionando encontros sistemáticos com os secretários das pastas da Prefeitura. Essas reuniões não são apenas uma formalidade, mas uma oportunidade valiosa para alinhar informações, normas e tratar de assuntos ligados à gestão de pessoal e folha de pagamento.
Mas, em meio a essas realizações, não podemos esquecer o servidor como um todo. O Censo dos Servidores, iniciado após mais de 10 anos sem recadastramento. "O último recadastramento foi feito pela municipalidade em 2011 e, além de possibilitar termos dados mais atualizados, o Censo também busca uma gestão de pessoal mais eficiente no município de Macaé. Isso porque o trabalho dos servidores tem reflexo e impacto direto na entrega dos serviços prestados ao cidadão”, aponta Aristófanis.
Ao longo dos anos de 2021 a 2023 destacou-se a importância e o atendimento humanizado oferecido pelo nosso Setor de Recursos Humanos. "Reconhecemos a relevância vital de cultivar relações sólidas e positivas com nossos servidores, e é nesse contexto que nossos profissionais se dedicam diariamente. Um ambiente de trabalho saudável é construído a partir do entendimento e atendimento das diversas demandas de nossos colaboradores. Assim, o Setor de Recursos Humanos assume o compromisso de avaliar, ouvir e atender cada solicitação, preocupação ou necessidade apresentada” afirmou o Secretário
Portanto, em meio a todos esses projetos, reiteramos o compromisso do governo municipal em estar mais próximo e alinhado com as necessidades dos profissionais. "Este governo tem esse olhar mais voltado ao cuidado e acolhimento. Nosso planejamento conta com iniciativas que buscam aprimorar cada vez mais essa relação, contribuindo para a satisfação e reconhecimento do servidor público municipal", concluiu o secretário.