As 60 toneladas de alimentos que a população macaense trocou pelos passaportes da Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Turística de Macaé começaram a ser entregues nesta terça-feira (12). O prefeito Riverton Mussi visitou a Sociedade Pestalozzi, que emprestou sua sede, no Parque Aeroporto, para abrigar os alimentos, e agradeceu a participação da comunidade no projeto.
- A participação do público e das entidades assistenciais foi fantástica na troca dos alimentos não-perecíveis pelo ingresso solidário durante a Expo. Hoje, ficamos felizes em entregar as 60 toneladas de alimentos doados pela comunidade e além desse montante, também foram arrecadados mais alimentos durante o Desafio Pan-Americano de Ginástica Rítmica, apoiado pela Fesporte e durante o Encontro Nacional de Motociclistas de Macaé, organizado pelo Moto Clube Macaé, ambos no último final de semana – destacou o prefeito.
O presidente da entidade filantrópica Centro de Apoio Flor do Amanhã, Luiz Carlos Martins, comentou que a instituição ajuda cerca de 80 famílias por mês com distribuição de cesta básica, leite em pó e enxoval. “Promovemos aulas de reforço escolar, oficinas de artesanato, disponibilizamos uma biblioteca para crianças e adolescentes, entre outras ações para ocupar o tempo ocioso do aluno quando ele não está na escola”, informou.
Luiz Carlos ressaltou que também são promovidos cursos de corte e costura e alfabetização de adultos na Flor do Amanhã. A Ong Organização Juventude Responsável (Orjure) foi a responsável pela logística da troca do passaporte e pela distribuição dos alimentos. “As entidades têm até a próxima quinta-feira para buscar os alimentos na Sociedade Pestalozzi”, ressaltou o representante da Orjure, Igor Sardinha.
O secretário de Governo, André Braga, comemorou o sucesso do ingresso solidário nesta edição da Expo. “O formato do projeto só foi um sucesso graças a parceria de vocês, entidades. Esperamos que muitas pessoas possam ser ajudadas com estes alimentos”, disse.
As entidades beneficiadas com os alimentos são: Casa do Caminho, Instituto Christiane Salles, Lar São Francisco de Assis, Sociedade Pestalozzi, Casa do Idoso, Catalúnia em Missão Novo Botafogo, Fronteira e Morro de Santana, Cecap, Paróquia São Paulo Apóstolo, Fundação Esperança, Associação Beneficente Cristã, Centro Espírita Vicente de Paula, Organização da Juventude Responsável, Portadores de Alegria, Paróquia de Santo Antônio, Igreja Metodista Central, Capítulo Macaé número 453 da Ordem DeMolay, Flor do Amanhã, Doe Vida e Lar de Maria.
O secretário de Promoção Social, Waldecy Brandão, os presidentes da Empresa Pública Municipal Macaé de Turismo (Macaé-Tur), Paulo Longobardi Filho e do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Jorge Tavares Siqueira, além de vereadores, também visitaram a Sociedade Pestalozzi nesta terça.