logo

Entrega de livros se estenderá até o fim do ano letivo

10/12/2020 14:03:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

A entrega, que seria encerrada nesta sexta-feira (11), foi estendida em função do atendimento nas escolas municipais, que segue cronograma específico

Prosseguirá até o fim do ano letivo, a campanha de devolução dos livros didáticos das turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas municipais, que foram usados pelos alunos neste ano letivo de 2020. A entrega, que seria encerrada nesta sexta-feira (11), foi estendida em função do atendimento nas escolas municipais, que segue cronograma específico, agendamento prévio e as regras de distanciamento social, de forma a priorizar a proteção de quem irá devolver e do profissional envolvido no trabalho. A indicação do programa de Livro Didático da Secretaria de Educação é que os exemplares sejam devolvidos em bom estado de conservação.

O ensino municipal segue o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que recomenda os seguintes protocolos: uso de máscaras e distanciamento na conferência das encomendas, conferência dos exemplares pelo recebedor, mantendo a distância mínima recomendada, não compartilhar caneta em assinatura de documento, higienizar as embalagens das encomendas com álcool 70% ou isolar os materiais por 72 horas para posterior manuseio. A Coordenação do Livro Didático está em cumprimento ao art. 21, da Resolução nº 12, de 07/10/2020, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O objetivo é sensibilizar os estudantes a devolverem os livros em boas condições, para reutilização em quatro anos consecutivos, uma vez que a devolução é obrigatória e necessária.

A ação, que faz parte da campanha “Livro didático devolver é legal”, apresenta como tema “Com o meu livro didático estudo em casa, mas é legal devolver na escola para outro aluno reutilizar”. A meta proposta pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), é que a devolução seja igual ou superior a 90%, tendo em vista que quanto mais livros devolvidos, mais recursos poderão ser utilizados em outros materiais.

Em função do distanciamento social, cada escola municipal incentiva através do ensino remoto, a boa conservação do material didático e também estimula as devoluções, através de ações como elaboração de vídeos, gêneros textuais, mascotes do livro didático e desenhos sobre a importância da entrega e zelo quanto ao livro didático. Também está em curso a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, cuja previsão é que no primeiro semestre de 2021, seja realizada escolha para o para obras de projeto integrador e projeto de vida.

Segundo a responsável pelo programa Livro Didático na rede municipal, Rose Thomaz, a campanha é de suma importância para devolução de exemplares de disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História, Geografia, Arte e Língua Estrangeira. “A ação deve seguir todos os protocolos de saúde . Agradecemos aos diretores, cuidadores, pais e responsáveis pelo empenho e sensibilização em torno do trabalho que é tão importante para os alunos”, finaliza.