Atenção pais e responsáveis de filhos estudando e jovens e adultos que recebem o passe escolar. Os estudantes da rede municipal de ensino e da escola técnica podem pegar os passes escolares até quarta-feira (28). Já os que estudam na rede estadual de ensino e freqüentam o Centro de Atendimento Especializado ao Educando (Cemeaes), entidade aberta à comunidade, recebem o benefício, nos dias 27 e 28 deste mês. A entrega está sendo feita, no Ypiranga, entre 9h e 17h.
Os passes escolares têm validade para o mês de março. Segundo a secretária de Educação, Milmar Pinheiro, os alunos que moram longe de onde estudam fizeram contato com a direção da instituição de ensino, levando suas necessidades à secretaria municipal de Educação (Semed). “A entrega dos passes a esses alunos acontece sempre nos últimos cinco dias de cada mês, no clube”, frisa a secretária. Ela acrescenta que a maioria dos que utiliza os passes realmente precisa do benefício. A entrega ocorre cumprindo determinação de Lei Federal.
A vantagem é significativa. Uma passagem custa R$ 1,70. São aproximadamente vinte dias letivos. Logo, a economia de um pai de família, que tem dois filhos e reside distante das instituições de ensino, por exemplo, é de R$ 136,00 por mês. Milmar diz também que o passe vale apenas para os dias determinados, ou seja, de um dia para o outro não se pode utilizar o vale. “Os passes são oferecidos de acordo com os dias letivos, obedecendo ao calendário escolar da Semed”, explica a secretária.
Os beneficiados são alunos dos ensinos fundamental e médio, além de jovens e adultos que estudam. Para passar pela roleta, o estudante deve estar uniformizado e portando carteira de identificação, com foto. As aulas acontecem nos três períodos do dia: manhã, tarde e noite.