Foto: Guga Malheiros
De combate à dengue ao cuidado com a beleza, atividades unem família na Praia dos Cavaleiros
Os palhaços Fornalha, Margarida, Gabiroba e Jurubeba, da Cia. Chirulico, promoveram momentos de diversão para toda a família neste domingo (1º). A alegria da apresentação contagiou crianças e adultos, que no Dia do Trabalhador, tiveram momentos de descontração na Praia dos Cavaleiros. A atividade fez parte da programação especial realizada pela Prefeitura de Macaé, para comemorar a data.
Nem o vento forte e o frio espantaram os pequenos fãs da trupe, que lotaram o Espaço de Convivência da Praia dos Cavaleiros. Os microempreendedores Genian Soares e o esposo Adriano Oliveira fizeram questão de levar a filha Nicole, de cinco anos. “Estamos aproveitando o dia de folga para fazer uma programação em família e dar boas risadas com os palhaços. Nós curtimos muito este espaço, pois é um ponto de encontro”, frisou Adriano, acrescentando que o almoço foi em um dos restaurantes da orla.
Dentro da programação pelo Dia do Trabalho, os restaurantes que compõem o Polo Gastronômico dos Cavaleiros ofereceram pratos com desconto de 30%. O subsecretário de Turismo, Leonardo Anderson, pontuou que a parceria com o grupo se consolida e a promoção de atividades na orla faz com que mais pessoas circulem no local, com aumento da demanda no comércio do entorno.
A programação nas praias da Imbetiba e Cavaleiros foram marcadas pela integração de profissionais e familiares, que atuam em várias frentes de trabalho. De forma lúdica e criativa, a Chirulico levou entretenimento para macaenses e visitantes.
O pequeno Enzo, seis anos, que estava caracterizado de palhaço, não perde um domingo. A mãe, a auxiliar administrativa Mirian dos Santos, disse que o filho faz uma participação especial na apresentação da companhia. “Ele sempre gostou de palhaço e o maior orgulho dele é se apresentar.
Hoje as crianças só querem saber de jogos eletrônicos e ter atividades que resgatam o circo e brincadeiras do passado é muito bom”, disse, lembrando que além do Espaço de Convivência, ela leva o filho todo sábado no Solar dos Mellos.
O evento nos Cavaleiros contou ainda com Oficina de Origami com o professor Rodrigo Pontes, dança de rua com o grupo Geração Pró Street, apresentação especial do músico macaense, Wallace Manuel, com o show Beatles Instrumental para violão. No repertório, músicas como Let It Be, Hey Jude, Something, entre outras.
Imbetiba - A população teve a oportunidade de apreciar a leitura com o funcionamento do ônibus Biblioteca Sobre Rodas, contação de história com o Grupo HistoriArte, além da roda de capoeira com a Associação Raízes de Aruanda do Mestre Dengo.
Todos tiveram acesso ao ônibus, que é dotado de cerca de mil títulos, entre contos, poesias, imagens, fábulas, histórias sobre folclore e literaturas africana e indígena.
Além da programação cultural, os participantes receberam informações sobre saúde nutricional e como prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunha.
Muitas pessoas mudaram o visual. Foi oferecido corte de cabelo, designer de sobrancelhas e manicure. Uma equipe informou sobre vagas de emprego e emissão de documentos. A dona de casa Maria da Penha Almeida, que estava acompanhada da filha e dos netos, aproveitou para chegar em casa mais bonita. “Vou começar com o designer de sobrancelhas e depois dar um trato nas unhas”, disse.
As atividades foram oferecidas pelas secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, a Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda de Macaé (Agetrab) e a Fundação Macaé de Cultura.