Envio gratuito de declaração do IR continua neste sábado na Cidade Universitária

19/04/2013 16:26:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Rui Porto Filho

Neste sábado (20) e no próximo (27), a preparação e o envio gratuito da Declaração do Imposto de Renda de Pessoas Físicas na Cidade Universitária

Continua neste sábado (20) e no próximo (27) a preparação e o envio gratuito da Declaração de Ajuste do Imposto de Renda de Pessoas Físicas na Cidade Universitária. O serviço é oferecido, das 9 às 16 horas, pelo Departamento de Administração e Ciências Contábeis de Macaé da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Esse projeto de extensão acadêmica envolve alunos do terceiro período do curso de Administração e Ciências Contábeis da UFF orientados por dois professores. O grupo, composto por trinta alunos voluntários, tem a capacidade de enviar até trinta e cinco declarações por sábado. A equipe foi treinada no dia 23 de março e já prestou atendimento nos dias 6 e 13 de abril. Essa atividade de extensão tem validade como carga horária de estágio.
Os interessados devem comparecer na secretaria acadêmica da UFF munidos dos seguintes documentos e respectivas cópias: identidade, CPF, título de eleitor e a última Declaração de Imposto de Renda (caso haja). As pessoas que apresentarem Declaração Retificadora devem levar uma cópia da original ou seu número.
Será necessário ainda anexar comprovantes de gastos (recibos) e de recebimentos (comprovantes de rendimentos da fonte pagadora, aluguéis e outras rendas) e comprovação de aplicações financeiras. Os coordenadores do projeto dão uma dica para facilitar a Declaração do calendário deste ano: montar uma pasta nomeada “IR”, onde serão guardados os recibos de pagamentos e recebimentos de 2013. Isso facilitará o trabalho do ano que vem.
Os principais recibos são os referentes à educação, à saúde e a aluguel. Os universitários vão fazer uma triagem dos comprovantes necessários. O prazo para o envio da declaração à Receita Federal é dia 30 deste mês. Esse imposto pode ser pago em até oito vezes. Quanto antes a declaração for enviada, antes será recebida a restituição do imposto, se for o caso.