logo

Equipe da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas realiza visitas técnicas

03/04/2013 16:43:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Bruno Campos

'Amigo da Vez' é uma das campanhas promovidas pela prefeitura para inibir uso de álcool seguido de direção

A equipe da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas começa a visitar a partir desta sexta-feira (5) instituições que trabalham com prevenção e combate ao uso de álcool e droga. O objetivo é mapear e reconhecer cada uma delas, para que em um futuro próximo haja a possibilidade de estabelecer novos convênios. A primeira instituição a ser visitada será a Shalon and Life, que trabalha em regime de residência, acolhendo dependentes químicos.

Segundo informações da equipe responsável pelo mapeamento, o trabalho de aproximação com essas instituições começou no dia 22 do mês passado, quando foi realizada uma reunião no Paço Municipal da prefeitura, com o intuito de mostrar as ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas.

A intenção, de acordo com a equipe, é realizar nesse primeiro momento um trabalho de aproximação com essas instituições. Os profissionais da coordenadoria querem identificar se esses locais possuem proposta de acolhimento com internação ou residência e ainda se existe regime de ambulatório.

A equipe informou ainda que existem instituições que trabalham com o cuidado com álcool e droga vinculadas à rede do Sistema Único de Saúde (SUS), como os Caps AD e o Consultório de Rua, e ainda as subsidiadas e também as não subsidiadas que funcionam no município.

A intenção da equipe da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas é montar uma proposta municipal com pré-requisitos, obedecendo todas as normas do Ministério da Saúde, principalmente baseando-se na Resolução 29, que dispõe sobre requisitos de segurança sanitária para o funcionamento de instituições que prestem serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas.

A coordenadoria pretende em médio e longo prazo estabelecer novos convênios para seleção e encaminhamento de instituições que trabalham com o cuidado com álcool e droga no município, por meio de uma normatização.