A prefeitura de Macaé montou uma Força Tarefa responsável pela passagem do revezamento da Tocha Pan Rio 2007. O grupo - formado por representantes de diversas secretarias municipais - se reuniu, esta semana, para planejar o percurso dos condutores da chama do Pan Rio 2007, na cidade de Macaé. De acordo com a tradição, os Jogos serão precedidos pelo Revezamento da Tocha Pan-americana. A cerimônia da chama, que será acesa nas Pirâmides de Teotihuacan, no dia 04 de junho, na Cidade do México, representa as tradições e os valores dos Jogos.
Como no Movimento Olímpico, a chama representa os valores de paz e de amizade através do esporte. A rota do revezamento é escolhida pelo município que vai receber a passagem da tocha. O percurso é vistoriado por membros do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-Rio). Macaé fará parte da rota das 42 cidades a serem percorridas pelo Revezamento da Tocha Pan-americana.
- A força tarefa em Macaé é a responsável por coordenar todo o trabalho de infra-estrutura na cidade: desde o pessoal da limpeza, passando pelo trânsito e culminando com uma cerimônia em local ainda a ser definido. O prefeito Riverton Mussi já anunciou que no mesmo dia da passagem da tocha, vai ser realizado o jogo entre as equipes femininas de basquete do Brasil e Cuba, que disputarão o Pan do Rio. A equipe de cadeirantes paraolímpica do Macaé Sports, patrocinada pela prefeitura, fará a preliminar antes do jogo do Brasil - destacou o presidente da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), Alex de Moraes, um dos coordenadores gerais da Força Tarefa em Macaé.
No mesmo dia do revezamento da Tocha Pan Rio 2007, o prefeito de Macaé assinará o convênio com a Confederação Brasileira de Basquete para a instalação do Centro de Excelência na cidade.
- Macaé já sediou grandes eventos, como a Seletiva para o Mundial de Beach Soccer e a Seletiva Pan-americana de Tênis de Mesa. A cidade vem se firmando no cenário nacional esportivo, e nada mais natural, como conseqüência, que seja cenário da passagem do revezamento da chama Pan-Americana. A população macaense poderá acompanhar o trajeto pela cidade e, como as outras 41, terá sua imagem divulgada no país e no exterior - observou Décio Braga, subsecretário de Comunicação Social.
Além dos coordenadores gerais, a Força Tarefa de Macaé, é composta por Valter Bittencourt, o Valtinho (gerente de relacionamento com a comunidade), Paulo Seady (gerente de saúde), Luciana Vicarone (gerente de cerimonial), Maria Lais Mayre Meireles (gerente de tráfego), Coronel Matoso (gerente de segurança), Jonas de Siqueira César (gerente de limpeza), Samuel Ferraz Marques (gerente de eventos), Edwar Santana (gerente de condutor de tocha) e Hélder Santana (gerente de marketing).
- Cada um dos integrantes da Força Tarefa está empenhado em organizar da melhor forma possível a passagem da Tocha Pan Rio 2007 pela cidade. A intenção é que seja um momento ímpar para nossa cidade, que celebrará o esporte e a cultura local - completou Décio Braga.