Equipe da Mobilidade Urbana conclui curso do Conselho Estadual de Trânsito

24/11/2014 14:23:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

A equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana concluiu, na última semana, curso de aperfeiçoamento promovido pelo Conselho Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Cetran-RJ), em parceria com a Prefeitura de Macaé. Ao final do curso, o grupo formado por membros da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), Junta Administrativa de Recursos de Infrações de Transporte (Jarit), do Cadastro de Defesa Prévia (Cadep), agentes de trânsito e fiscais de transporte recebeu o certificado das mãos do presidente do Cetran-RJ, Antônio Sérgio de Azevedo Damasceno.

No total, foram três dias de aperfeiçoamento. A finalidade foi qualificar ainda mais os servidores públicos para o pleno e eficaz exercício das competências conferidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) aos órgãos e entidades executivos de trânsito e executivos rodoviários municipais. Os encontros aconteceram no auditório da Universidade Estácio de Sá, na Granja dos Cavaleiros.

- A ideia é atualizar todos os servidores dos municípios da região Norte e dos Lagos. Além disso, queremos fazer com que haja assim uma interação dos sistemas e órgãos para o fim comum, que é a fluidez, educação e segurança no trânsito para preservação da vida –, disse Antônio Sérgio de Azevedo Damasceno.

Entre os módulos apresentados, foram incluídos os seguintes temas: “Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”; “Fundamentos do Processo Administrativo do Código de Trânsito Brasileiro”; “Relacionamento Interpessoal”; “A Engenharia de Tráfego com ênfase na sinalização de trânsito”; “Processo administrativo do Código de Trânsito Brasileiro” e “A Polícia Ostensiva, procedimentos de fiscalização e o Código de Trânsito Brasileiro”.

Outros temas abordados foram: “Normas gerais de circulação e conduta: pedestres e condutores de veículos não motorizados”; “Infrações e crimes de trânsito”; “Lavratura do auto de infração e aplicação de penalidades”; “Análise de defesa de autuação e julgamento de recurso pela Junta Administrativa de Recurso de Infrações” e “Acidentes de Trânsito no Brasil: diagnóstico, contexto e prevenção”. Todos os módulos foram ministrados pelo presidente do Cetran-RJ e por outros membros do Conselho Estadual de Trânsito.

- Participar de ações para a atualização de conhecimentos é sempre muito bom e motivador. Ainda mais por ser um curso com pessoas que possuem vasto conhecimento na área, que fazem parte do Conselho Estadual de Trânsito. Minha avaliação é muito positiva -, pontuou o servidor, Alan Velasco.

Além dos membros da Mobilidade Urbana, participaram da formação representantes de outros órgãos, como a Guarda Municipal, e representantes de outros municípios como Araruama e Iguaba, na região dos Lagos. A realização do curso contou com o apoio da Estácio de Sá, por meio da direção da universidade, representada por Vinícius Tavares; da Gerência Acadêmica, representada por Ana França; e da coordenação do curso de Direito, representada por Alberto Paes Júnior.