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Equipe de Pronto-Atendimento do HPM conclui curso de capacitação

13/11/2007 15:42:42 - Jornalista: Leonardo Cosendey

Terminou, na segunda-feira (12), o curso de capacitação para profissionais do Pronto-Atendimento do Hospital Público Municipal de Macaé (HPM) iniciado no mês passado. Ao todo, 72 profissionais do setor, entre vigilantes, assistentes sociais, enfermeiros, recepcionistas e técnicos em enfermagem debateram maneiras de aprimorar o atendimento ao usuário.

– Por reunirmos profissionais de áreas diferentes, acredito que conseguimos pensar o Pronto Atendimento como um todo. Assim, pudemos desenhar características e problemas coletivos, em vez de simplesmente isolar os trabalhadores cada qual em sua área profissional – disse a assistente social Eliane Velasco, idealizadora do curso.

Segundo ela, o resultado foi positivo: “Os participantes gostaram de dispor de um tempo em que pudessem ser ouvidos e expor livremente o que sentem. Só lamento que nem todos que gostaríamos que fossem puderam ir”, avaliou, comentando que apenas 65,5% dos funcionários esperados realmente participaram.

Satisfação do usuário em primeiro lugar

A próxima meta, de acordo com Eliane, é reunir o que foi exposto durante o curso na forma de um relatório, que será levado à direção do hospital. “A partir daí, os problemas diagnosticados pelas diversas áreas do Pronto-Atendimento serão debatidos por suas respectivas coordenações, com o objetivo de superá-los e aprimorar o serviço ao usuário”, disse.

Por enquanto, o atendimento vem sendo bem avaliado pelos pacientes. Em pesquisa realizada, este ano, pela Ouvidoria do HPM, 77% dos usuários classificaram-no como “bom” ou “ótimo”, e 91% o recomendariam a parentes e amigos. “É um resultado excelente, acima da meta definida pelo SUS, mas tenho certeza de que ainda podemos melhorar”, concluiu Eliane.