logo

Equipe do Colégio Botafogo se destaca nas competições de Judô

29/11/2011 08:10:20 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação

A escola ainda se dedica a projetos ligados ao esporte, como o judô, que já conquistou 16 medalhas em apenas oito meses

O Colégio Municipal Botafogo, mais do que o ensino regular, oferece as crianças atividades que são verdadeiras aulas de cidadania, como balé, capoeira, oficinas nas salas de informática e mostras de produções próprias na sala de projeção. Além disso, a unidade promove cursos direcionados à inserção no mercado de trabalho. A escola ainda se dedica a projetos ligados ao esporte, como o judô, que já conquistou 16 medalhas em apenas oito meses.

Hoje, a modalidade de judô possui cerca de 90 alunos. Para que estas aulas acontecessem, foram disponibilizados espaços que passaram por reformas e receberam todos os equipamentos necessários. O secretário de Educação, Guto Garcia, ressalta que a Secretaria de Educação tem apoiado estes projetos para garantir a formação integral do cidadão:

- Iniciativas como essa têm o total apoio da Secretaria de Educação, já que, além de cidadania, revela talentos para o esporte. É um projeto que tem grande dimensão social e o importante é fazer com que as crianças e jovens se interessem, não apenas pela competição, mas por todos os conceitos trabalhados, enfatiza.

De acordo com a diretora do Colégio Botafogo, Luiziana Simões de Almeida, a intenção é que os alunos tenham espaços onde se sintam queridos e respeitados: “Apesar da escola não ser de horário integral, os alunos acabam passando boa parte do dia aqui. Este é um projeto que mudou a forma de o aluno enxergar a escola. Eles passaram a perceber que a escola não é só um lugar em que são cobrados, mas que enxerga neles algo a mais. Fazemos o acompanhamento dos alunos e percebemos neles muito mais responsabilidade e comportamento cada vez melhor”, afirma.

Na última competição, a XVII Copa Cabo Frio de Judô, disputada, neste mês, no município da Região dos Lagos, Macaé se destacou entre as 32 equipes que participaram. Estiveram presentes atletas de São Pedro da Aldeia, Araruama, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Niterói, Rio de Janeiro, Petrópolis, Friburgo, Teresópolis, Campos dos Goytacazes, Cachoeira de Macacu, São Gonçalo, Itaboraí e Cabo Frio, totalizando 620 atletas:

- Apesar de ser a primeira competição dos nossos alunos e haver um nervosismo natural, todos representaram bem a escola. Alguns foram muito elogiados por professores de outras equipes e venceram adversários mais graduados, conquistando 16 medalhas, diz a instrutora de judô, Aline de Oliveira Souza.

Dentre os atletas do Colégio Municipal Botafogo, três conquistaram o primeiro lugar na competição, quatro o segundo lugar e nove o terceiro. Além destes, mais 12 atletas ocuparam posições entre os seis primeiros colocados em diversas categorias.

Um grande parceiro dos projetos desenvolvidos no Colégio Botafogo é o Programa Escola em Ação, uma parceria entre a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, a empresa Odebrecht Óleo & Gás e a Unesco. O objetivo é apoiar a inserção social, educacional e produtiva de crianças, adolescentes e jovens, reduzindo os índices de violência e exclusão:

- Temos que agradecer aos professores, funcionários, a coordenação e a direção da escola, assim como aos representantes do Escola em Ação pelo empenho em oportunizar a participação dos alunos no evento, finaliza Aline de Oliveira Souza.