Equipe do Programa Ronda Preventiva Escolar (Rope), da Guarda Municipal de Macaé, que trabalha na segurança ostensiva dos estudantes, com palestras, dinâmica de grupo e peças de teatro e de fantoches em escolas municipais, participa neste sábado (15) do Dia da Família, realizado pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a partir das 8h.
O evento acontece há mais de cinco anos em toda rede de ensino e conta com a participação dos pais dos alunos. Estão previstas atividades como ginástica laboral, palestras, apresentação de dança e música em cada um das 110 escolas. As atividades em todas as escolas estão previstas para terminar às 13h30m.
O Ciep Municipalizado Maringá, localizado no bairro Campo D’Oeste, vai realizar um mutirão que contará com a participação da equipe da Ronda Preventiva Escolar – Rope e dos homens da Guarda Municipal, além dos pais. O objetivo é realizar pequenos reparos na escola.
A gerente da Ronda Preventiva Escolar – Rope, Patrícia Moura, falou sobre o trabalho que será realizado neste dia.
- Como o Ciep Maringá tem sofrido com arrombamentos seguidos de furtos, a Guarda Municipal de Macaé se mobilizou como um todo, dando apoio para que a comunidade sinta-se mais tranquila e segura. Vamos apresentar a Guarda Municipal aos pais, alunos e comunidade, mostrando o que o órgão municipal tem feito para amenizar os problemas. A escola é da comunidade, e todos precisam entender que precisam ajudar, todos precisamos unir forças para proporcionar um ambiente mais agradável e saudável aos estudantes.
Patrícia ainda falou da importância da família no processo de união, chamando atenção que é necessário a interação família e escola para todos contribuírem para a segurança da escola.
O secretário de Ordem pública e diretor-presidente da Guarda de Macaé, Antônio Franco frisou a importância de todos ficarem atentos ao que acontece em sua comunidade.
- É necessário que se tenha telefones úteis a mão, caso ocorra algum incidente é preciso que as pessoas liguem para denunciar. É importante também que os filhos sejam orientados em casa para não picharem e não depredarem os locais públicos, principalmente as escolas que é o início de um futuro promissor. Os pais devem ir sempre que puderem à escola nos horários de entrada e saída, para que possam acompanhar o comportamento dos seus filhos ,- ressaltou.
A equipe da Rope também realiza, neste sábado, palestra no Ciep Oscar Cordeiro, no bairro Parque Aeroporto.
O Ronda Preventiva Escolar é um projeto social e preventivo da corporação e tem como principal objetivo dar suporte ao corpo docente e discente das escolas do município.
O trabalho do Ronda Escolar é norteado pela ideia de prevenção à violência e à agressividade infanto-juvenil. Possui um leque de medidas de prevenção e apoio, tais como: atividades recreativas; dinâmicas de grupos; trabalho com fantoches; visitas de rotinas às unidades escolares; atendimento de ocorrências a pedido da direção do estabelecimento de ensino; atendimento a denúncia e/ou maus tratos nas escolas e divulgação e orientação sobre a legislação pertinente aos direitos e deveres da criança e do adolescente. Abrange 105 unidades de ensino no âmbito municipal, sendo dividido em três setores: Norte – 33 unidades, Sul – 44 unidades e Região Serrana – 28 unidades.