Começa neste final de semana a sexta edição da Copa InterTV de Futsal. Evento aguardado pelos amantes do esporte, neste ano a competição reunirá 50 equipes. Jogando na tabela da região Alto Litoral, os macaenses entram em quadra no domingo (11), no Ginásio de Conceição de Macabu, para enfrentar Rio das Ostras, na categoria sub-14, às 10h30 e, em seguida, às 15h, os adultos medem forças contra Casimiro de Abreu. O time conta com o apoio da Prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur).
Maior vencedor da competição com dois títulos invictos da Copa InterTV e Supercopa, os macaenses da categoria adulta intensificaram os treinos na semana de estreia. Segundo o treinador da equipe, Cláudio Márcio, o Cacau, a base do time é a mesma dos anos anteriores permitindo um maior entrosamento entre os atletas.
- Mantivemos a base dos últimos anos e vamos em busca do tricampeonato. Sabemos das dificuldades da competição mas o trabalho vem sendo bem feito e acreditamos muito no sucesso da equipe neste ano – explicou o treinador.
Cacau ressaltou ainda que a mudança no regulamento da competição faz com que a partida de estreia seja de fundamental importância para uma futura classificação.
- Caímos em grupo complicado. Com a alteração no regulamento ficou definindo que apenas os primeiros colocados dos grupos avançam para semifinal. Cada partida pode ser considerada uma final. Uma vitória pode significar a classificação. No entanto, um tropeço pode resultar uma eliminação – analisou Cacau.
A equipe macaense caiu no grupo B da competição e enfrenta nessa primeira fase Casimiro de Abreu, Araruama e Silva Jardim. Os jogos estão marcados para os dias 11, 18 de maio e 7 de junho, todos em Conceição de Macabu.
Já a equipe macaense sub-14, que conta com o comando técnico de Jomar Schuwartz, é atual vice-campeã pela região Alto Litoral. O time está situado no grupo B com Rio das Ostras, Araruama e Casimiro de Abreu.
Na edição passada a competição aconteceu na categoria sub-13, e neste ano passa a ser realizada na categoria sub-14. Com isso, os macaenses puderam aproveitar os atletas e reforçaram com jogadores oriundos do Programa de Iniciação ao Desenvolvimento Esportivo (Pides).
- O Pides é o principal programa esportivo da Prefeitura e atua em todo município com 27 módulos. São feitos trabalhos com crianças de 7 a 17 anos nas modalidades futebol, futsal, handball, basquete e vôlei. O programa serviu de peneira para que pudessemos reforçar o time macaense sub-14 para Copa InterTV – esclareceu Jomar.