Equipe Paraolímpica do Macaé Sports participa do Campeonato Regional Sudeste

15/05/2007 14:44:16 - Jornalista: Catarina Brust

A equipe de cadeirantes de basquete do Macaé Sports faz sua estréia em competições oficiais nesta quinta-feira (17). O grupo de 12 atletas e cinco integrantes da comissão técnica, comandados pelo técnico Antônio Carlos Ferraz Magalhães, o Pulga, embarcam nesta quarta-feira (16), para Niterói, onde participam do Campeonato Regional Sudeste. O Projeto Paraolímpico foi implantado em maio de 2006 e é uma parceria da prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), com o Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência Física (CMPPDF).

Além do Macaé Sports, oito equipes participam do torneio: cinco de Minas Gerais, duas do Rio de Janeiro e uma do Espírito Santo. Do grupo, quatro equipes já estão classificadas para o Brasileiro deste ano e são equipes da primeira e segunda divisão.

- As outras cinco equipes inclusive Macaé, disputam uma vaga no Campeonato Brasileiro da terceira divisão. Na quinta-feira (17) pela manhã, haverá um Congresso Técnico para definir a tabela e o horário dos jogos - explica Pulga, ex-técnico da Seleção Brasileira Paraolímpica de 1996, realizada em Atlanta, nos Estados Unidos.

O Campeonato Regional Sudeste vai ser realizado até sábado (19), no Complexo Esportivo da Andef, em Rio D’Ouro, Niterói. Essa é a primeira competição oficial que a equipe participa, desde a implantação do Projeto Paraolímpico. Para participar da competição, a equipe paraolímpica recebeu reforços de cinco jogadores. São eles: Kennedy Martins, Jadir Antunes e Ricardo Nascimento (o Marraio) que já jogaram pela Seleção Brasileira de Basquete de cadeirante; Edílson Neves, o Lango que jogava em São José do Rio Preto e Josiano Batista da Silva, ex-integrante da equipe da Associação Carioca de Deficientes Físicos (Acadef), do Rio.

O presidente da Fundação de Esporte de Macaé, Alex de Moraes, ressalta que o Paraolímpico é um projeto que enche o município de orgulho.

- Iremos agora para nossa primeira competição na Andef, uma preparação para nós podermos, no final do ano, estar participando e estreando no Brasileiro da Série C. Com certeza, é um projeto que está tendo uma sustentabilidade muito boa, uma participação de alguns parceiros que realmente acreditam nesse projeto de inclusão e motivação social - observa Alex de Moraes.

Na volta da competição, a equipe faz sua segunda apresentação nos colégios do município. Dessa vez, a apresentação será no Colégio Castelo, no dia do aniversário de Nossa Senhora da Glória, no final de maio. A primeira apresentação foi realizada no dia 23 de abril, no Colégio Municipal Maria Izabel Damasceno.