Equipes de fiscalização realizam ação para identificar descarte irregular de esgoto

05/01/2023 10:53:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Maurício Porão

A ação foi realizada em condominio no bairro São Marcos

Em ação conjunta no dia 15 de dezembro, as Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal; Saneamento; Ordem Pública; Guarda Ambiental e Inea realizaram uma vistoria técnica para identificar o ponto de despejo irregular de esgoto sanitário em área no Canal do Mutum.

Para dar andamento à ação, nesta quarta-feira (4), foi realizada ação novamente para verificar a denúncia de descarte irregular de esgoto no Canal do Mutum, no bairro São Marcos. A empresa BRK Ambiental participou da ação.

O coordenador de fiscalização da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Edinilson Régis, conta que no dia 15, as equipes estiveram no local para verificar a denúncia. “Foi constatado que realmente o esgoto estava sendo descartado de forma incorreta. O condomínio foi multado e notificado a sanar as irregularidades”, explicou.

De acordo com informações do coordenador, as equipes retornaram na manhã desta quarta-feira (4), para constatar se o problema foi resolvido por parte do condomínio. “Nós verificamos a estação elevatória de esgoto e há indícios de uma divisão interna de descarte de esgoto que vai para o Canal do Mutum”, acrescentou.

As equipes percorreram todas as ruas do condomínio para verificar qual o ponto de descarte. Para que isso ocorresse, foi colocado um reagente que, por meio da sua coloração, vai apontar o ponto correto onde está ocorrendo o problema.

“Vamos ter que retornar para investigar em qual ponto do Canal do Mutum aparece a coloração. A nossa intenção agora é verificar em outros condomínios se está havendo algum problema com relação ao descarte irregular de esgoto de forma mais minuciosa, utilizando inclusive drones”, contou.

O cidadão que quiser denunciar algum problema de descarte irregular de esgoto, poderá entrar em contato com os telefones da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal: (22) 2772-1810 / 2772-3597 / 2796-1380 / 2772-3577, ou ainda por meio da Ouvidoria Geral da Prefeitura de Macaé, que pode ser acessada no site oficial.


Fotos Relacionadas