logo

Equipes do CCZ vacinam animais contra a raiva no Parque Aeroporto e Fronteira

01/08/2007 17:42:19 - Jornalista: Joanna Benjamin - estagiária

A Prefeitura de Macaé, através da secretaria Especial de Saúde (Semusa), continua com a vacinação anti-rábica nos bairros de Macaé, iminizando cães e gatos contra raiva em dois locais diferentes por dia. A campanha será executada no período de 10 de julho a 15 de setembro, atendendo toda a cidade e distritos. Nesta quarta-feira (1º), a vacinação foi no Parque Aeroporto e na Fronteira.

No Dia Nacional da Campanha de Vacinação Anti-rábica (15 de setembro), para facilitar a aplicação da dose, a secretaria vai instalar postos de vacinação (PV) em escolas municipais e estaduais, associações de moradores / centros comunitários e praças públicas, Unidade Básica de Saúde (UBS) e no Programa Saúde de Família (PSF). Os postos contarão com equipes compostas por dois vacinadores, dois auxiliares, um escriba e um motorista. Segundo informações da Semusa, o número de profissionais atuantes em cada local de vacinação pode aumentar de acordo com a quantidade de animais atendidos. Todo animal vacinado será cadastrado para um controle do Centro de Zoonoses (CCZ).

De acordo com informações da equipe do CCZ que atuou na Fronteira, esta é uma pré-campanha para minimizar a quantidade de animais, no dia Nacional de Vacinação Anti-rábica. Segundo a equipe, foram vacinados no bairro 203 animais: 17 gatos e 186 cachorros. Já a vacinação no Parque Aeroporto aconteceu nas praças principal e da Ampra. Conforme as equipes de vacinadores, as expectativas foram alcançadas, superando a meta, com 940 animais imunizados. No bairro, todo animal vacinado ganhou como incentivo um saquinho de ração doado por um empresário local.

Pensando na segurança dos animais, de seus proprietários e das equipes de vacinação, o CCZ solicita que os animais sejam conduzidos com coleira e guia e devem ser levados por pessoa adulta. É importante também levar a carteira de vacinação do animal

A raiva - A doença é causada por um vírus que ataca animais mamíferos como cães e gatos que, por sua vez, transmitem a raiva ao homem. Se o paciente não for tratado imediatamente após o contágio, a doença pode matar. A melhor forma de se proteger é vacinando todos os animais domésticos. A transmissão ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado entra no organismo do homem, através da pele ou de mucosas.


Programação:

Dia 02-quinta-feira
Fronteira-Praça do bairro
Jardim Carioca-Rua.São João em frente ao Bar do Armarinho

Dia 03-sexta-feira
Aterrado do Imburo-Volante
Engenho da Praia-Avenida Lagomar em frente ao sacolão Point da Fruta

Dia 06-segunda-feira
Imburo-Volante /Trailer do Zé
São José do Barreto-Campo de Futebol

Dia 07-terça-feira
Nova Esperança-Em frente ao PSF
Vila Badejo- Ponto final das Vans

Dia 08 -quarta-feira
Nova Esperaça-Em frente ao PSF
Ajuda de Cima-Ponto Final do ônibus à tarde

Dia 09- quinta feira
Nova Esperança-Em frente ao PSF
Planalto da Ajuda-Manhã-Praça
Cond.Bosque Azul- Tarde- Praça