logo

Erradicação ao analfabetismo é prioridade para Macaé

21/06/2011 16:19:27 - Jornalista: Carlos Fernandes

A erradicação ao analfabetismo no município é considerada uma das prioridades da prefeitura de Macaé. Para isso, desde o final do ano passado, foi implantado pela Secretaria Municipal de Educação o Programa Analfabetismo Zero. O objetivo é alfabetizar adultos e idosos por meio de uma inovadora proposta pedagógica, em que o aluno, estudando duas horas por dia no turno da manhã, tarde ou noite, aprende a ler e escrever em um período de oito meses.

Até o momento, o Programa Analfabetismo Zero já cadastrou mais de 500 alunos e as inscrições continuam abertas para os interessados. Para se matricular, basta procurar uma das 107 escolas do município munidos de um documento de identificação, como Carteira de Identidade ou CPF.

- A erradicação ao analfabetismo é um desafio coletivo e temos como uma das prioridades de 2011 a solução deste problema em Macaé. E temos que parabenizar às pessoas que têm essa iniciativa de procurar o Programa Analfabetismo Zero, pois assim elas mostram que podem ir muito mais longe - disse o secretário de Educação, Guto Garcia.

As ações para mobilizar adolescentes, adultos e idosos não alfabetizados em busca do conhecimento ainda incluem as turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA), implantadas nas escolas da rede municipal, que atendem a mais de 3.300 alunos. Algumas dessas turmas foram visitadas pelo secretário Guto Garcia, que esteve no Colégio Municipal Wolfango Ferreira, que atende 498 alunos do EJA (1º e 2º segmentos e fases).

No encontro, com os alunos e educadores, o secretário falou sobre os três pilares da Educação: a valorização financeira e social do professor, a melhoria das escolas, com eleição e valorização dos diretores e reforma das unidades, e a integração da comunidade à escola, com projetos como a transformação dos laboratórios de informática em lan houses públicas, a Escola de Pais, com cursos de qualificação para pais de alunos e o projeto Serviço Social Escolar, para reduzir a evasão escolar.

Guto ainda fez questão de parabenizar estes alunos pela força de vontade demonstrada em sala de aula. O elogio foi retribuído pelos profissionais da educação que atuam na unidade.

Aluna do primeiro seguimento, Arlinda de Jesus também fez questão de agradecer, mas também de cobrar a continuidade do trabalho realizado até o momento: “Agradecemos a visita de todos da Secretaria de Educação e desejo que Deus os abençoe para que possam continuar com esse trabalho”, finalizou a estudante.