logo

Escola Arco-Íris abre Projeto Pedagógico Cuidar é Preciso

07/04/2006 15:19:47 - Jornalista: Cesar Dussac

A Escola Municipal Arco-Íris, situada na Rua W5, s/nº, Novo Botafogo, abriu nesta sexta-feira (07), às 10h30, para os alunos da creche, o Projeto Pedagógico Cuidar é Preciso, que se baseia no fato de que tudo o que existe e que tem vida necessita ser cuidado: a natureza, o homem, os animais, o planeta terra. Houve outra abertura, para os alunos da tarde, às 15h. Esse é o projeto pedagógico da escola para o ano letivo de 2006, cujo encerramento será em dezembro, no último encontro da família na escola.

Além de números musicais apresentados pelos alunos da creche, foi apresentado o Teatro de Dom Caracão, um personagem que espalha sujeira e joga piolhos nas cabeças das crianças, que deve ser combatido pelas mães – presentes na platéia - e pelas próprias crianças. A diretora da escola, Cláudia Márcia Tomaz, representou o Dom Caracão, explicou o que é o projeto.

- Nossa equipe pedagógica vai abordar os seguintes temas: alimentação, meio ambiente, ética, cidadania, identidade e autonomia, movimento, linguagem oral, matemática, conhecimento do mundo, saúde e higiene, tema que abriu o projeto, porque hoje se comemora o Dia Mundial da Saúde. Será um trabalho de cuidado, prevenção e preservação, visando ao bem estar de cada um e do país, ao longo do ano, que mobiliza os pais e responsáveis por 300 alunos -, afirmou Cláudia.

Segundo a diretora, o projeto tem como objetivo criar condições para que as crianças conheçam, descubram, adquiram e construam novos sentimentos, valores, idéias, costumes e papéis sociais. “Há necessidade de os alunos terem auto-confiança, sentirem-se amados, aceitos, ouvidos, elementos que compõem a base sólida para formação de cidadãos plenos”, concluiu.

A secretária de Educação, Milmar Pinheiro, afirmou que todo projeto criativo, que integre a educação e formação das crianças e adolescentes, merece o apoio e incentivo da secretaria. “O projeto Cuidar é Preciso, além de educar, aproxima da escola os pais e responsáveis pelos alunos, durante o ano letivo, com ações que pedem a participação direta da família, o que sempre foi necessário à formação do caráter do cidadão e se faz imprescindível na educação nos dias de hoje”, observou Milmar.