Escola de Artes abre vagas para Oficina em Circo-Teatro

16/06/2016 10:51:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Aline Brant

Linguagem e técnicas circenses serão ensinadas no curso gratuito

O curso de Teatro da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes - Emart, desde o ano passado, realiza o projeto especial de Teatro de Rua. Em 2015, foram ofertadas à população as modalidades Técnica Circense e de Jogo com Máscaras e Danças Folclóricas. Este ano, será ampliada a vertente circense. Lançada agora, a Oficina-Montagem de Circo-Teatro vai explorar a linguagem teatral melodramática, usando recursos musicais e técnicas acrobáticas. Os professores Paollo Preto e Yvie Tinoco estão à frente desta iniciativa. A aula-teste será no dia 28 de junho, das 19h às 21h. O curso é gratuito e destinado a maiores de 16 anos.

- Diversificar os modos de ensinar teatro por meio de múltiplas linguagens e correntes estéticas é nossa filosofia de trabalho nos últimos anos. Ampliar com coerência os horizontes metodológicos da arte contribui para a formação de público e de gerações de artistas com mais recursos de trabalho e maiores possibilidades de inserção no mercado, como também oportuniza a surgimento de agentes culturais antenados com o fomento da cultura num sentido amplo - explica o coordenador de Teatro da Emart, Marcelo Atahualpa.

Descrição Oficina-Montagem em Circo-Teatro

A Oficina-Montagem em Circo-Teatro ministrada pelos artistas da companhia Das Dores Circo Teatro tem como objetivo a montagem de um espetáculo, com estreia prevista para o segundo semestre deste ano. A partir de treinamentos físicos ligados à prática circense, comédia física e expansão corporal, pretende-se criar um espetáculo voltado a espaços públicos.

Contando com a experiência de treinamento físico, de técnicas circenses como malabarismo, equilibrismo e portagens do professor Paollo Preto e a qualidade do trabalho vocal e corporal da professora Yvie Tinoco, a oficina é garantia de um ótimo curso pra quem quer verticalizar sua pesquisa artística, além da experiência de apresentar um espetáculo final em espaços públicos.

Outro fator importante a ser trabalhado é a música dentro do espetáculo, tanto como forma de canção, quanto em forma de sonoplastia, ambientando e dialogando com a cena teatral. A oficina é recomendada para quem já possui alguma experiência em qualquer linguagem artística (teatro, música, circo, dança, etc.) e deseja ampliar horizontes relacionando sua área de conhecimento com as demais.

A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes está sediada na Av. Rui Barbosa, 780, 5º andar. No mesmo prédio do Teatro Municipal e da Fundação Macaé de Cultura (FMC), próximo à praça Veríssimo de Mello. Outras informações: 2796-1111.

Currículo Das Dores Circo Teatro

Paollo Preto é bacharel e licenciado em Teatro, malabarista e equilibrista, desde 2008, com trabalhos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de músico (violão e acordeon).

Yvie Tinoco é graduada em Produção Cultural, atriz formada, acrobata aérea e pesquisadora em circo brasileiro pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Desde 2014, são professores de interpretação no Curso Técnico de Artes Dramáticas da Emart. Após trabalhar junto, desde 2012, realizando treinamentos, apresentações cênicas e produções, o casal fundou a companhia Das Dores Circo Teatro em 2015.

Estreou o espetáculo Varietê Das Dores no Festival Ostras Coisas e, desde então, participou de importantes eventos do Circo Nacional como a Convenção Paulista de Malabarismo e Circo, e Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo. Além de realizar seu espetáculo em diversas ocupações artísticas, praças e teatros, Das Dores foi atração na II Mostra Circo de Rua de Rio das Ostras, cuja idealização e produção também são da companhia.


Fotos Relacionadas