Foto: Maurício Porão
Teatro Municipal de Macaé sedia programação cultural
Na noite desta quarta-feira (26), a Secretaria de Cultura, por meio da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), comemorou os 204 anos de Macaé com a Orquestra Popular (OPM), no teatro.
Com seus arranjos próprios, o público apreciou a programação, que reuniu clássicos de Pixinguinha, Donga e Chiquinha Gonzaga. Também estava no repertório composição dos "pratas da casa" Jorge Benzê e Rubem Pereira.
A Orquestra Popular é formada por professores, alunos, ex-alunos e músicos convidados. A sinfônica possui arranjos originais e repertório voltado para a divulgação dos principais compositores brasileiros de música popular.
Toda quarta, às 15h, a OPM realiza seus ensaios abertos na Praça das Artes, no térreo do Teatro Municipal. Seguindo a programação, nesta quinta-feira (27), o palco do teatro receberá a Orquestra Escola da Emart, que promete encantar o público, com entrada franca, às 19h.
Histórias de Macahe será encenado na sexta-feira
Histórias de Macahe, espetáculo dirigido e escrito por Márcio Gonçalves, fechará a programação na sexta (28), às 20h, com ingressos a R$ 20 na bilheteria do teatro. "O grupo de teatro está cada dia mais surpreendente. Essa nova geração de atores mostra e revela muitos talentos. Aguardamos todos para conferir e se encantar com a peça que homenageia nossa querida Macaé", disse Márcio.
Para Jaqueline Costa Lima, diretora da EMART, o evento, além do objetivo principal de homenagear a cidade, é mais uma oportunidade de mostrar ao público o trabalho da escola de artes.
- O trabalho da escola é intenso com atividades de música, teatro, canto e pintura. No curso de teatro, temos cerca de 160 alunos - registrou Jaqueline.
A Secretária de Cultura, Tânia Jardim, convida a população para prestigiar o evento em homenagem à cidade e pontua a importância da democratização do acesso à cultura.
- A equipe da Emart está de parabéns. O trabalho diário está refletido nos belos espetáculos e continuamos com o objetivo de fazer com que a população tenha acesso à cultura, aos cursos, propostas e eventos - finalizou Tânia. As apresentações são realizadas no Teatro Municipal de Macaé, que fica na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro.
Músicos da OPM:
Maestro Bruno Py
Arthur Souza - Bateria
Jakaré - Percussão
Fábio Henriques - Baixo
Gustavo Duque - Guitarra
Leonardo Passos - Teclado
Marco Polo (Banana) - Cavaquinho
Zé Rangel - Clarinete e Sax Tenor
Amaro Santana - Sax Alto
Eduardo Bruno - Sax Soprano
Márcio Júnior - Trompete
Elio Duarte - Bombardino/Trombone
Alan Silva - Flauta/Trombone