Foto: João Barreto
Evento foi marcado por apresentações de música, teatro e exposição de artes
Apresentações de música, teatro, exposição de pintura, entre outras expressões artísticas, marcam o encerramento das atividades da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) neste ano. Na tarde desta segunda-feira (23), os alunos dos cursos de música e discotecagem se apresentaram na Praça das Artes. Houve também concerto do Grupo de Choro, da Orquestra Popular de Macaé e Ocupação da Praça (quarta Semana de Arte Dramática), no prédio do Centro Macaé de Cultura.
O diretor da Emart, Frederico Neves, conta que o objetivo das apresentações é levar ao conhecimento do público as atividades desenvolvidas pela escola.
- É uma oportunidade dos alunos mostrarem o que é desenvolvido pelos alunos de discotecagem, teatro, música e pintura. Atualmente estão matriculados 750 alunos e podem participar crianças a partir dos sete anos de idade para os cursos de teatro e música - explicou.
Ele acrescentou ainda que para os cursos de pintura e discotecagem, é necessário que o aluno tenha no mínimo 12 anos. "Temos obtido bons resultados, inclusive possuímos alunos de artes dramáticas que representam o município em outras cidades", ressaltou.
O diretor destacou ainda que este ano, a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes criou a orquestra-escola, que no último sábado (21) se apresentou junto com o coral no Teatro Municipal.
Além das apresentações de música, estão em exposição 71 quadros dos alunos do curso de pintura livre, na Galeria Hindemburgo Olive, até segunda-feira (30).
O professor de pintura Vagner Cerqueira dos Santos explica que estão matriculados 35 alunos que produzem telas com técnicas óleo sobre tela ou acrílico sobre tela.
Para a aluna de pintura livre, a professora Maria das Graças Gonçalves, resolveu se matricular para aprimorar sua técnica.
"Fiquei sabendo do curso através de uma amiga e aprimorei a minha técnica. Gosto de pintar paisagens, animais, flores e até uma Santa Ceia eu já fiz. Por enquanto as minhas telas utilizam a técnica de acrílico sobre tela", disse.
Quem tiver interesse em participar de um dos curso oferecidos pela Emart deverá ficar atento, pois as inscrições terão início no dia 19 de janeiro e vão até o dia 29.
Veja a programação:
Dia 25 (quarta-feira)
- Apresentação das turmas de curso livre, entre 10h e 20h40, no TMM - 11 peças teatrais (infanto-juvenil e adulto). Entrada franca.
Dia 26 (quinta-feira)
- Leitura dramatizada (curso técnico), às 19h e 21h, na Emart (Rua Dr. Télio Barreto, 80, Centro). Entrada franca.
Dias 27 e 28 (sexta-feira e sábado)
- Espetáculo de conclusão de curso "Os sete gatinhos", às 19h e 21h, no TMM, com entrada a preço simbólico de cinco reais.
Dia 29 (domingo)
- Teatro musical (exercício cênico), às 19h, no TMM, com entrada franca.