Foto: Bruno Campos
Apresentação para familiares acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro
Se aproxima o momento mais esperado para as bailarinas que estudam na Escola Municipal de Dança - EM Dança. Mostrar no palco do Teatro Municipal de Macaé o que aprenderam durante todo o percurso de 2016. Nos dias 26 e 27, elas vão estar prontas para encenar o espetáculo "Alice no país das maravilhas", prometendo aplausos e lágrimas de emoção. A apresentação será restrita para os familiares. A preparação vem acontecendo todos os dias em salas de aula, desde o início de setembro, e os ensaios estão na reta final para a grande apresentação do fim de ano letivo.
As 400 alunas da EM Dança participam de um trabalho integrado com os professores e coreógrafos. Até os pais e responsáveis demonstram interesse no processo de montagem do espetáculo, se doando de diversas maneiras. Trata-se de um esforço conjunto, de doação de tempo e amor, que no final será compensado com o orgulho de ver filhas, sobrinhas e netas brilharem no palco. Ao todo serão seis exibições distribuídas em dois dias, às 10h, 15h e 19h.
- Ver os pais tão interessados na montagem nos causa uma satisfação imensa, significa além de tudo credibilidade em nosso trabalho - enfatiza Ivana Mussi, diretora-geral desta adaptação de "Alice no país das maravilhas" e também da escola. Ivana ressalta ainda que algumas bailarinas de nível mais adiantado estão vivenciando a montagem como forma de aprendizado, tendo a oportunidade de desenvolver habilidades artísticas ligadas ao espetáculo, que tem como concepção a dança e o teatro.
A EM Dança foi criada pela Prefeitura Municipal em 2013 e é administrada pela Fundação Macaé de Cultura. Atualmente, a escola atende uma proposta curricular ampla, oferecendo cursos de balé clássico e contemporâneo, jazz e danças urbanas. As aulas são organizadas em três módulos: Básico I e II; Intermediário e Avançado. Nessa estrutura, os alunos desenvolvem a vocação artística em até oito anos, até alcançar o refinamento necessário à autonomia profissional. A escola funciona das 8h às 18h, no anexo do Fluminense Futebol Clube.