Foto: Thaisa Araújo/Divulgação
Escola oferece cursos contemporâneos e clássicos
A Escola Municipal de Dança, mantida pela Fundação Macaé de Cultura, é há dois anos o principal centro de ensino de dança da cidade, com cursos livres oferecidos sem custos a crianças e jovens.
Atualmente a escola atende 450 alunos vinculados a uma proposta curricular ampla e oferece cursos nos seguintes gêneros: balé clássico, jazz, contemporâneo e danças urbanas. As aulas estão organizadas em três diferentes módulos (básico I e II; intermediário e avançado). Nessa estrutura, o aluno desenvolve sua vocação artística em até oito anos, até alcançar o refinamento necessário para sua autonomia profissional.
Criada em 2013 como Polo de Cultura EM Dança, tinha inicialmente como objetivo formar bailarinos amadores para apresentações no Teatro Municipal e nos grandes eventos do calendário municipal.
Em junho de 2015, sob direção da coreógrafa e bailarina Ivana Mussi, a escola passa a se chamar Escola Municipal de Dança (EM Dança). A proposta da nova direção é manter os cursos livres e criar para o próximo ano um curso técnico voltado para os alunos que tenham interesse na formação.
"Temos crianças na escola que têm um perfil para ser direcionado para dança e precisamos criar oportunidades. A partir de um curso técnico, o bailarino poderá fazer uma faculdade especializada na área e estará preparado também para atuar na dança", conclui Ivana.
Administrada pela Fundação Macaé de Cultura desde sua criação, a escola ocupa os três andares do prédio anexo do Clube Social Fluminense oferecendo três salas amplas para aulas práticas, uma sala para aulas teóricas e uma sala de figurinos.
Para fazer parte do quadro de alunos da escola, é preciso fazer a inscrição, que estará aberta no início de janeiro em 2016. Mais informações através do telefone (22) 2772-6386.