A Escola Municipalizada de Educação Infantil Eléa Tatagiba de Azevedo, que atende a 301 crianças do maternal I e II do pré I e II, vem contribuindo de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal dos alunos. Isso porque desde 2009 a unidade possui uma sala de psicomotricidade para realização de dinâmicas de estímulo à coordenação motora. O espaço é equipado com jogos e materiais para a realização de atividades que proporcionam as crianças, além de diversão, a possibilidade de se socializar.
- A Secretaria de Educação faz o máximo para oferecer aos alunos e educadores da rede municipal instalações estruturadas e acolhedoras, com equipamentos e materiais que permitam o desenvolvimento da aprendizagem e de uma educação de qualidade. E vamos continuar trabalhando para que possamos oferecer espaços como esse em todas as unidades, disse o secretário de Educação, Guto Garcia.
A escola funcionava em horário integral e parcial e as crianças que tinham acesso a sala de psicomotricidade, acabavam tendo um desenvolvimento motor maior. Por isso que continuou-se com o espaço, mas trabalhando-o com todos os alunos:
- Inicialmente a sala seria voltada a recreação, mas sentimos a necessidade de fazer um trabalho mais direto com as crianças para que elas se desenvolvam melhor. E duas profissionais fazem este trabalho com 301 alunos da unidade durante as aulas extras – disse a diretora, Alcione do Nascimento Manoel.
A diretora afirma que o trabalho realizado na sala de psicomotricidade auxilia, inclusive, no caso de crianças com necessidades especiais: “Na questão do desenvolvimento e da inclusão da criança especial, a sala de psicomotricidade ajuda bastante, pois há trabalho específico para o desenvolvimento motor, com um especialista orientando”, disse.
A professora Adriana da Silva, que atua na sala de psicomotricidade da escola, explica como funciona este trabalho realizado com as crianças: “A sala serve para que a criança desenvolva a coordenação motora global, com exercícios que trabalham a lateralidade e as funções motoras, dentre outras habilidades. Para isso usamos vários tipos de materiais, como bambolês, faixas, argolas, bolas, enfim, materiais de movimento”, disse.
E além do desenvolvimento da coordenação motora, a Escola Eléa Tatagiba de Azevedo também conta com outros recursos voltados a recreação e também ao desenvolvimento intelectual das crianças:
- Temos sala de informática, que é um recurso que os alunos têm muito interesse, já que o mundo está informatizado e a escola tem interesse em socializar o aluno. N sala de leitura, além dos livros, trabalhamos com fantoches, fantasias, vídeos, enfim, vários recursos para tornar as aulas agradáveis para os alunos. Ainda temos outros projetos, como a capoeira, que além da parte física é muito útil para a disciplina e um projeto de música – finalizou a diretora Alcione.