“Por uma vida melhor”. Este é o projeto que está ajudando a incentivar os estudantes da Escola dos Municipal dos Pescadores. Ao todo, 250 alunos, que estudam em horário integral e 100, que são da Educação de Jovens e Adultos (EJA), participam do projeto.
De acordo com o diretor geral da unidade, Ricardo Silva, as atividades estão contribuindo no desenvolvimento da socialização, prática da leitura e interesse por atividades culturais como dança, música, judô, capoeira, teatro e artes, que estão sendo implementadas todas as quartas-feiras.
Animada, a coordenadora geral, Rita Abicalil, destacou que o projeto está transformando a unidade escolar, que abrange alunos dos 11 aos 17 anos que fazem parte do 6º ao 9º anos de escolaridade, a maioria moradores da Barra e bairros adjacentes, como Nova Brasília, Nova Holanda, Botafogo e Fronteira.
Como parte do projeto, a escola renovou a biblioteca e o espaço destinado à leitura. “Com 1.500 volumes, o número de visitas à biblioteca triplicou desde a implementação do projeto”, comentou a coordanadora da biblioteca da escola, Clara Mabel Sanches.
Diante do projeto, a garotada faz uso de coleções infanto-juvenis e posteriormente realiza redações com recriações e algumas alterações das obras. “Temos obtido um resultado positivo. As crianças refletem, questionam e redigem textos voltados para assuntos como Ética, Postura,Responsabilidade e Cidadania”.
Para maior motivação dos alunos, a Escola Municipal dos Pescadores fechou parcerias com estabelecimentos comerciais como Restaurante Rosa Amarela, Salão de Beleza Kelly Kis e os restaurantes Xote Baião e Brasa y Vino.
Para o diretor Ricardo Silva e a coordenadora Rita Abical, projetos como estes só reforçam o comprometimento da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que reconhece a importância da literatura infanto-juvenil, incentiva a formação do hábito da leitura e contribui com a formação do individuo.
O projeto faz parte de uma das prioridades da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de contribuir com o processo ensino-aprendizagem, com o crescimento emocional, cognitivo, social, além de emocional.