logo

Escola de Qualificação com inscrições abertas para cursos

14/05/2012 16:28:00 - Jornalista: Joice Trindade

A Escola de Qualificação Fazendo e Aprendendo da Secretaria de Educação de Macaé está com inscrições abertas para 12 cursos de aperfeiçoamento. A grade dos cursos gratuitos será iniciada a partir da segunda quinzena deste mês.

Exclusivamente para o turno da manhã, estão sendo oferecidas vagas para pintura em tela, decoupage. Já os cursos de mosaico, frutas em parafina, feltro, pintura em molde vazado, renda turca, revestimento em caixa com tecido, vagonite e bijouteria, estão com inscrições abertas para os três turnos. A lista ainda conta com aulas de auxiliar de cabeleireiro, corte e costura e cabeleireiro. Só que, nestes casos, os candidatos devem apresentar certificado de curso anterior.

Criada em 1997, atualmente a escola conta com 20 cursos e 18 instrutores. E, segundo a Secretária de Educação, Marilena Garcia, a Escola de Qualificação Fazendo e Aprendendo se consolidou no município por incentivar pessoas das mais diversas idades a aprender um ofício e por destacar talentos locais:

- Ficamos satisfeitos com os resultados obtidos através dos cursos ministrados na Escola de Qualificação. Grande parte dos nossos alunos, após se formarem, consegue complementar a renda e até mesmo alcançar uma vaga no mercado de trabalho, fatores que são motivo de orgulho para nós – ressalta a coordenadora da Escola de Qualificação, Kátia Angeloff, que lembra que os artesãos que passam pela unidade se destacam na região pela qualidade e beleza das produções.

Entusiasmada com os avanços dos estudantes e também daqueles que fizeram parte da Escola, a coordenadora dos cursos, Valéria Furtado, lembra que a Escola de Qualificação se tornou ponto de estudos e de aperfeiçoamento de moradores de diversas áreas de Macaé e até mesmo de outros municípios, como Quissamã, Conceição de Macabu, Rio das Ostras e São Pedro da Aldeia: “Este espaço se tornou referência em capacitação. Prova disso é que os cabeleireiros, manicures e costureiras que participam dos cursos conseguem inserção no mercado de trabalho com sucesso”, explica.

Os interessados em realizar as inscrições, podem se encaminhar, munidos de documentos pessoais, à Rua Agripino Francisco Martins, 110, na antiga Casa da Educação, no bairro Imbetiba. Não há prazo para término das inscrições, que serão encerradas conforme o preenchimento das turmas, que terão, no máximo, 10 alunos. Os cursos terão a duração de dez a 15 aulas, com exceção dos cursos de beleza e costura, que são ministrados durante 30 aulas. Há ainda um cadastro reserva de preenchimento de vagas, para o caso das vagas oferecidas serem ocupadas. Assim, os interessados ficam inscritos para as próximas turmas que serão abertas no decorrer deste ano.

Além disso, também são ministrados cursos de artesanato na unidade da Barra, na Praça Mirante dos Navegantes. Lá, os alunos têm a oportunidade de aprender e compartilhar experiências no espaço de artes, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Cursos – A Escola de Qualificação Fazendo e Aprendendo já está ministrando os cursos de customização, manicure, pintura à mão livre, pintura em tela, crochê, patchwork e decoupage, que acontecem no turno da tarde. O cronograma de cursos acontece até o mês de dezembro, período em que será realizado um bazar com os trabalhos artesanais produzidos pelos alunos.