Foto: Maurício Porão
Agremiação leva sua trajetória para avenida
Para garantir a permanência no Grupo Especial, o Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Foliões das Malvinas aposta, em 2015, em sua própria trajetória e contará na avenida seus grandes enredos do passado. De acordo com a representante da comissão de Carnaval, Aryadna Andrade, a agremiação terá três carros alegóricos e dezoito alas.
A escola de samba da comunidade das Malvinas marca sua volta ao Grupo Especial do desfile de Macaé e terá a responsabilidade de abrir a folia, na noite de segunda-feira (16), na Cidade do Samba, localizada na Linha Verde.
A agremiação já apostou em diversos enredos que marcaram sua história. Em 1997, o tema “A arte negra ao ouro negro”, que contou a trajetória dos escravos africanos trazidos por navios negreiros, até o desenvolvimento da mão de obra com a descoberta do petróleo, fez da escola campeã.
Em 1999, foi a grande campeã do último desfile realizado na Avenida Rui Barbosa, Centro. Com o enredo “De Grão em grão”, dos carnavalescos Geraldo Carvalho e Celicio Aguiar, a escola levantou o público, na época, e foi nota 10 em todos os quesitos, encerrando o Carnaval como a grande campeã.
Já, em 2007, com o enredo ‘A arte feita a mão: os artesãos do Brasil’, deu a agremiação um importante reconhecimento no grupo de acesso. No ano seguinte, foi a vez do enredo “Do sofrimento à vitória, sou negro, sou glória!”, onde a escola de samba fez homenagem as pessoas negras, reconhecidas por suas persistências e vitórias. Em 2014, motivada pelos protestos de 2013, a escola falou do povo brasileiro e da sua cultura.
SAMBA DE ENREDO:
Compositor: Reginaldo Macaé
VEM DOS BECOS E VIELAS
A LUTA E A FÉ DE UM POVO CAPAZ
OH MINHA PAIXÃO AZUL E AMARELA
MALVINAS ESTÁ EM CARTAZ
CHEGOU O GRANDE DIA (É SHOW!)
É HORA DE REBOBINAR
‘COMUNIDADE GUERREIRA’ VAI TE CONQUISTAR
UM ELO FORTE, FOLIÕES UNIDOS
NA TELA, MINHA HISTÓRIA VAI BRILHAR
BATO NO PEITO, SOU ESTRELA DESSA FESTA POPULAR
E NO BALANÇO DESSE MAR (DESSE MAR)
OS TUMBEIROS VÃO CHEGAR (PRA ESCRAVIZAR)
TRAZENDO CRENÇAS, COSTUMES
E OS GRILHÕES QUE FAZEM MARCAR
E A ARTE FEITA A MÃO
FEZ DO MEU BRASIL, UM ARTESÃO
EXPRESSANDO NA LINHA DA VIDA
A BELEZA, A CULTURA E A TRADIÇÃO
EU SOU NEGRO SIM!
SOU GLORIA, SOU ORGULHO, E HOJE EU PASSO EXALTAR
TANTA GENTE CONSEGUIU
MANDELA NÃO SE DEIXOU CALAR
TEM FOLCLORE BRASILEIRO DE NOVO
QUE É DA GENTE, QUE É DO POVO
NA SUPERAÇÃO AS VITÓRIAS SÃO DE EMOCIONAR
FORÇA E VONTADE!
UM BOM CAMINHO PRA TRILHAR
AI AMOR Ôôô
FALEI QUE EU IA RETORNAR
ESTENDA O TAPETE VERMELHO
E DEIXE O MEU ‘LEÃO’ PASSAR