Foto: Divulgação
Doação visa incentivar a leitura através da contação de histórias com livros infantis ilustrados.
Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Prof. Emílson de Jesus Machado, no Parque Aeroporto, receberam, recentemente, livros infantis com diversas histórias. A coleção é uma ação do Programa Itaú Criança, da Fundação Itaú Social, que visa incentivar a leitura através da contação de histórias com livros infantis ilustrados.
A participação da iniciativa privada nas ações realizadas na escola é incentivada pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação. Inclusive, a doação de livros do Programa Itaú Criança já foi realizada na Escola Municipal Lia Kopp e nas escolas da região serrana. Para o secretário de Educação Guto Garcia estas parcerias são bem vindas e devem ter uma continuidade:
Desde 2010, a Fundação Itaú Social distribui gratuitamente livros para incentivar o gosto pela leitura como um bom caminho para o desenvolvimento completo das crianças, fundamental para o crescimento do país. Para isso, basta se inscrever pelo site www.lerfazcrescer.com.br. Além desta, o Itaú realiza uma série de programas e parcerias para tornar o Estatuto da Criança e do Adolescente uma realidade e investe cada vez mais na qualidade da educação.
- O Banco Itaú utiliza os colaboradores de todas as agências e Postos de Atendimento Bancários (PABS) para fazer este trabalho institucional. Cada um pode até três escolas para fazer este trabalho e divulgar a questão da importância da leitura. Não só os funcionários, mas qualquer pessoa pode fazer a solicitação destes livros – disse a representante do Banco Itaú, Roberta Nascimento
A diretora da Escola Emílson de Jesus Machado reafirma a importância de atitudes como esta para a formação do cidadão e a preocupação com o bem estar social das crianças.
- A escola está agradecida, porque tentamos desenvolver um trabalho para incentivar o gosto pela leitura e fica difícil se não tivermos este apoio. Precisamos de variedade para incentivar e continuar encantando as crianças com diferentes histórias. Foi muito bom receber estes livros, que são adequados à idade das crianças, disse a diretora, lembrando que a sala de leitura conta com cerca de 1123 títulos, além dos livros das salas de aula.
Provando que o lema do Itaú que diz “quem aprende a gostar de ler sabe escrever a própria história”, a Emílson de Jesus Machado realiza uma série de ações para incentivar a leitura entre seus alunos. No dia 25 de novembro, foi realizada a “Feira de Livros - Aprendendo com o Ziraldo”, com material produzido pelos alunos do maternal I e II e pré I e II, além de contação de histórias e apresentação cultural.
A escola também realiza outro projeto, em que a criança leva um livro e os pais registram o que acontece com a chegada do livro em casa. Ao trazê-lo de volta, os alunos socializam a experiência com a sua turma. Além disso, todas as turmas têm uma aula por semana na sala de leitura:
- Cada projeto que fazemos está ligado ao projeto pedagógico da escola. Procuramos não fugir do encantamento da criança, que se empolga, assim como nós, pois tudo é feito de maneira lúdica, com caracterizações, dramatizações e teatro. Com isso, eles se encantam com a leitura, finalizou.