Finalizando objetivos e projetos, a Escola Municipal de Educação Infantil Eléa Tatagiba de Azevedo realizou na última quarta-feira uma verdadeira viagem aos anos 60, 70 e 80. O tema foi escolhido por ser parte do trabalho da Unidade durante o ano letivo de 2012, culminando o projeto “Paz é a gente que faz” onde as músicas dessas épocas retratavam a cultura de um mundo sem violência e perigos que hoje são veementes e constantes.
A diretora da Escola Janaína Pinheiro, pontua a importância do apoio dos funcionários e a participação da família nessa proposta. “Não tive, como gestora, dificuldade em realizar esse evento, pois todos participaram, o trabalho foi literalmente em equipe, uma união família/escola”, explicou.
A equipe da escola, assim como os alunos, estava vestida de acordo com o tema e o evento foi baseado em coreografias apresentadas pelos alunos e professores. “Grande evento, a escola está de parabéns, acho difícil ensaiar crianças desta faixa etária, e ficou tudo muito bonito de assistir”, contou Acelino Júnior, pai de Jackson Caldas, 5 anos, aluno da Escola.
Geise da Conceição Alves, da subsecretaria de Educação Infantil, representou a pasta no evento. "A Unidade Escolar desenvolveu esse projeto com o objetivo de resgatar a cultura dessas décadas, o que me surpreendeu foi o entusiasmo considerável das crianças tanto nos estudos, ensaio e aqui no evento, a participação ativa dos pais também foi muito importante”, ressaltou.
A professora orientadora da Escola, Rejane Gomes, frisou que os resultados satisfatórios são parte de um trabalho em conjunto. “Nossa equipe, onde desde a professora do laboratório de informática até funcionários de apoio estavam inseridos no tema proposto. É muito bom quando o retorno é positivo”, comentou.
O tema proposto durante o ano foi apresentado para a comunidade como cultura e, segundo a professora Letícia Moraes, que trabalha com crianças entre 4 e 5 anos, a unidade escolar não teve problemas quanto à religiosidade, foi uma proposta bem aceita. “Explicamos aos pais o nosso propósito, as letras das músicas e o verdadeiro objetivo. Quando expomos nosso trabalho de maneira adequada, tudo flui, tivemos apoio e aceitação da família”, concluiu.
A equipe não pretende parar com projetos similares a esse, pois o retorno foi satisfatório e os alunos tiveram um excelente desenvolvimento em todo decorrer do ano letivo. A Escola Eléa Tatagiba de Azevedo, é destinada a atender crianças de 2 a 5 anos, com turmas desde o Maternal 1 ao Pré 2.