logo

Escola fará festa para integração com a comunidade da Virgem Santa

05/10/2010 15:22:46 - Jornalista: Clinton Davisson

A Escola Municipal Generino Teotônio de Luna, na Virgem Santa, realiza nesta quinta-feira (7), a sua primeira Festa Cultural, aberta a toda a comunidade do bairro. O evento acontece das 17h às 22h e contará com muita música, barraquinhas com doces, salgados, sucos e refrigerantes, além de apresentação dos alunos. Segundo a vice-diretora, Roberta Carvalho, o objetivo é integrar ainda mais a escola com a comunidade. “Este ano chegaram muitos professores novos devido ao concurso e achamos importante integrar esses professores com os alunos e com a comunidade”, explica.

Entre as atrações do evento estão as apresentações dos alunos. De acordo com a diretora, Maria Consuelo Amásio, os estudantes vão recitar poesias, ler textos e fazer shows de dança. “A festa serve para mostrar aos moradores e os pais dos alunos que temos muitos talentos na escola. Quando mostramos isso, a auto-estima dos alunos cresce. É muito gratificante”, ressalta.

Para os novos professores, que chegaram no último concurso da prefeitura, a festa é uma maneira de estreitar as relações com os alunos e conhecer melhor o colégio e a comunidade. É o caso do professor de Educação Física Vinícius Costa Pereira, que mora na cidade de Niterói, vem apenas duas vezes por semana a Macaé e conhece pouco da cidade.

“Estou gostando muito da receptividade das pessoas em geral. Essa festa vai ser boa porque tenho pouco tempo para conhecer todo mundo”, conta Vinícius que chegou ao colégio em agosto deste ano com muitas idéias e vontade. Mesmo como o pouco tempo, o professor já está botando em prática o projeto de uma olimpíada interna envolvendo não apenas alunos, mas profissionais de educação em geral.

“Vamos fazer campeonatos de futebol e xadrez, mas também focaremos muito em esportes que podem ser praticados de maneira mista, com ambos os sexos como vôlei e queimada. Acredito que assim a integração é maior do que ficar aquela coisa de menino jogando e menina assistindo”, explica.

A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, elogiou a iniciativa da escola. “É uma satisfação muito grande quando uma escola toma a iniciativa de se aproximar da sociedade. O colégio Generino foi um dos destaques do programa Minha Escola Querida e com uma das maiores participações de moradores do bairro, mostrando que a Virgem Santa é mais do que um bairro, é uma comunidade unida e que está sempre mostrando a força desta união”, afirma.