logo

Escola Maria Leticia divulga Feira de Ciências

14/10/2005 17:45:16 - Jornalista: Sérgio Lopes

Aproveitando o momento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece a partir do próximo dia 20, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, idealizou uma Feira de Ciências nas escolas municipais.

Durante esta semana, os alunos da escola municipal Professora Maria Letícia Santos de Carvalho, que possuem aspirações científicas, apresentaram uma Mostra Interna dentro da Feira de Ciências e Tecnologia. Os estudantes estavam competindo pelas cinco vagas da I Feira de Ciências de Macaé. “Nesse período estaremos divulgando as atividades desenvolvidas pelos nossos alunos até a solenidade que, no próximo dia 20, abrirá oficialmente Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, disse professora Edna Tereza.

A competição foi muito acirrada. Os alunos procuraram desenvolver trabalhos que visassem conhecimentos científicos e técnicos do ensino de ciências do ensino fundamental. Para a professora Márcia Ismério, que participou da comissão julgadora, os trabalhos surpreenderam, pois demonstravam claramente que os jovens cientistas utilizaram métodos científicos para desenvolver os trabalhos. A comissão julgadora composta por professores da instituição concluiu que a mostra científica foi muito criativa e o empenho dos estudantes dificultou a seleção dos cinco finalistas.

Entre os que prestigiaram a Mostra de Ciência estava o assessor da secretaria de Ciência e Tecnologia, Marcelo Pereira Machado, representando o secretário municipal Guilherme Jordan, visitando os trabalhos realizados pelos alunos do turno da tarde, que compreende os de 5ª e 6ª séries.

Aproveitando a visita de Marcelo Machado, os organizadores solicitaram o aumento da cota dos trabalhos inscritos para a feira municipal. O assessor respondeu que a prefeitura apóia iniciativas coletivas como esta e acredita poder atender ao pedido depois de analisar com a coordenadora de ciências da Casa de Educação, Martinha Pimentel, encarregada de receber as inscrições das escolas municipais que irão participar da I Feira de Ciências das escolas do município. “Havendo vagas as escolas com certeza poderão participar com um maior número de trabalhos inscritos”, disse Marcelo.

“Essa é a nossa primeira feira municipal, estamos trabalhando para que esse tipo de evento faça parte do calendário das nossas escolas a partir desse ano”, declarou a coordenadora de inglês da Casa da Educação, professora Liliane Silva, durante visita a feira.

De acordo com o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, objetivo é estimular os alunos a desenvolverem projetos inovadores, os quais serão selecionados para serem expostos na Feira Municipal. “Os temas para elaboração dos projetos são livres e não estão restritos à área de ciências”, concluiu