A Escola Municipal Maria Letícia Santos Carvalho, situada no bairro Novo Cavaleiros, recebeu os alunos nesta terça-feira (07), primeiro dia de aula, com a apresentação de uma banda formada por quatro adolescentes, alunos da rede municipal de Rio das Ostras. A apresentação surpresa agradou aos jovens macaenses. No final, alguns alunos já comentavam o desejo de formar grupos de música.
O vocalista e guitarra base, Théo, fala do grupo. “Danilo é guitarra solo, Nikson é baixista e Breno é o baterista. O mais novo tem 13 anos e o mais velho tem 16. A banda se chama “Do Contra”, porque não conseguimos um nome com que todos concordassem. Nosso repertório inclui Charlie Brown, CPM 22, Dead Fish, Di Bob e músicas próprias”, esclareceu.
Segundo a diretora Simone de Carvalho, a escola utiliza a música como ferramenta na construção da cidadania. “Pretendemos produzir uma tarde de talentos, sem prejudicar a grade curricular. Queremos montar um projeto que valorize as habilidades, inclusive a musical, para conquistar os alunos para uma freqüência assídua à escola, aceitando as sugestões deles”, comentou.
A diretora contou que, ano passado, os alunos formaram grupos de pagode, rap, forró e funk – sem apologia a posturas indesejáveis. “Trabalhamos a criatividade deles através desses estímulos”, disse. Simone acrescentou que a apresentação da banda de Rio das Ostras é mais um incentivo à criatividade.
Para a diretora adjunta, Catarina Labouré, a apresentação da banda funciona como um despertador das potencialidades. “Nossos alunos são adolescentes como os integrantes da banda visitante. Vão entender que também são capazes de formar grupos musicais, de transformar suas potencialidades em atividades múltiplas. Essa é a proposta da escola para eles”, afirmou.